Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
03/03/2012 - 08h00

Spas, hotéis e salões são opções de locais para 'dia da noiva'

Publicidade

DANILA MOURA e FLÁVIA GIANINI
DE SÃO PAULO

De todos os preparativos, o último diz respeito à estrela da festa e já ganhou nomenclatura comercial: "dia da noiva". Além de reunir bons profissionais, o desafio é conciliar os cuidados estéticos com a manutenção da tranquilidade --afinal, uma maquiagem bem-feita não pode ser borrada por uma lágrima.

O mais tradicional dia da noiva, no salão, deixou de ser regra. Atualmente, todo profissional de beleza se dispõe a atender a cliente onde quer que seja, desde que bem remunerado por isso. Cabeleireiro, maquiador e manicure resolvidos, resta a dúvida sobre o local. O que é melhor: arrumar-se em casa, no salão ou em um quarto de hotel? A resposta, segundo especialistas, é o temido "depende". Cabe a cada noiva avaliar o que deseja para as últimas horas antes de virar o centro das atenções.

Caroline Bittencourt/Folhapress
A noiva Maira Barbosa, que escolheu fazer o seu "dia da noiva" em um hotel da cidade de São Paulo
A noiva Maira Barbosa, que escolheu fazer o seu "dia da noiva" em um hotel da cidade de São Paulo

Estrutura x privacidade

Longe do que o nome sugere, o dia da noiva caseiro não tem nada de amador. "Hoje é possível ter um dia profissional em qualquer lugar", afirma o maquiador e cabeleireiro Danilo Toscano, que costuma atender noivas em domicílio.

A estudante de enfermagem Maria Luiza Ronconi, 23, que casou no dia 4 de fevereiro, defende a opção. "Sou muito ansiosa. Não conseguiria ficar longe da minha família nem por um segundo em um dia como este", conta.

Ansiedade parece mesmo o fator predominante para quem escolhe esse modelo. "Muitas querem se olhar no espelho do próprio quarto e ter à mão todos os seus objetos. Sem contar a sensação de conforto de estar na própria casa", afirma Patrícia Lamastra, que comanda a agência First. Para as mais exigentes, a empresa oferece maquiadores e cabeleireiros que acompanham a noiva à igreja e à festa para cuidar dos retoques necessários.

Mas a prática não é unanimidade entre os profissionais. "Desaconselho fazer em casa. Já aconteceu de a noiva se maquiar na luz convencional do banheiro e depois eu ver nas fotos que as cores estavam carregadíssimas", alerta o cabeleireiro Wilson Eliodorio, dono de um espaço na av. Rebouças, na zona oeste.

A médica infectologista Maíra Ricco, 32, que casou também no último dia 4, decidiu sete meses antes da cerimônia que se arrumaria em um hotel. "São Paulo tem um trânsito louco. Como moro no Tatuapé e casei no Jardim Paulistano, queria ficar próxima do local para não correr riscos", disse ela, em uma das suítes do Sofitel, acompanhada da mãe, da irmã e do profissional que iria prepará-la.

Para Lamastra, se você não tem um bom espaço em casa, o hotel pode ser a melhor escolha. A hospedagem oferece algumas vantagens que nem sempre existem em residências, como desfrutar de uma banheira.

Se o que pesa é a estrutura necessária, o salão ainda ganha. O principal argumento dos especialistas que preferem a arrumação à moda tradicional é o risco. E se o secador falhar ou a chapinha queimar? Para algumas noivas, preparar-se no salão é sinônimo de segurança.

A juíza Renata Mota Maciel, 32, que casou em dezembro de 2010, não quis arriscar e decidiu se arrumar no salão Jacques Janine, onde é cliente habitual. "O profissional que te conhece desde sempre não vai errar no dia mais importante de todos", diz. Renata lembra que ver a equipe do salão reunida na saída para se despedir dela foi emocionante. "Elas fazem parte do meu cotidiano. Nada mais natural que estivessem comigo no dia do casamento", completa.

Como dividir o espaço com outras mulheres e se expor pode ser incômodo para algumas noivas, vários salões oferecem uma ala reservada para que elas se arrumem sozinhas ou com convidadas.

O cabeleireiro Wilson Eliodorio foi além nessa ideia e equipou parte da própria casa com sofás, poltronas e bebidas. O espaço pode ser fechado para noivas se arrumarem com familiares e amigas --o preço da mordomia varia entre R$ 2.000 e R$ 12 mil, de acordo com os serviços e o nível de exclusividade.

Dia mais relax
Entre novidades e invencionices, os spas urbanos parecem ser a última moda entre noivas. O principal atrativo é o leque bem diversificado de tratamentos relaxantes, ideais para amenizar a ansiedade natural do dia. No entanto, cabeleireiros e maquiadores não são muito fãs dessa escolha.

"Massagens, banhos e tratamentos deixam o corpo melado de óleo e o cabelo cheio de hidratante", explica Danilo Toscano, que sugere que a noiva faça tratamentos, manicure e pedicure no dia anterior. Cristiane Poeta, sócia do spa Kenzzur, trata de orientar as mais deslumbradas. A sugestão da profissional é usar recursos suaves do lugar, como shiatsu e refeições leves, para tentar conter a alteração emocional da noiva.

EM CASA
Prós: ficar junto da família; não disputar atenção com outras clientes; poder ouvir música ou assistir à TV; ter tudo à mão

Contras: falta de espaço para o time de fotógrafos e profissionais de beleza; imprevistos, como alguém aparecer de surpresa; preço (pode sair mais caro que no salão)

NO SALÃO
Prós: preço mais em conta; mais estrutura do que em casa; ambiente conhecido; relação duradoura com a equipe de profissionais

Contras: falta de privacidade; barulho; exposição; distância do endereço do casamento

NO HOTEL
Prós: maior proximidade do local do casamento; serviço de quarto; não se preocupar em arrumar a bagunça; usar o mesmo local para a noite de núpcias

Contras: custo da diária; risco de esquecer alguma coisa em casa; impessoalidade

NO SPA
Prós: serviço de hotel; tratamentos relaxantes e sofisticados; mimos para a noiva, como refeições especiais

Contras: tem o preço mais salgado entre todas as opções; pode ser demorado; corpo e rosto melados atrapalham a maquiagem

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página