Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
01/03/2012 - 10h19

Convidados agora pagam parte da lua de mel dos noivos

Publicidade

JULLIANE SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dar presentes aos noivos há tempos não é um ato espontâneo. Mas é consenso entre casais e convidados que a famigerada lista de sugestões é uma solução prática que evita mimos repetidos e orienta os que querem agradar sem perder a praticidade. A novidade é que a alteração no perfil dos noivos tem mexido também com o formato dos presentes.

Constance Zahn, consultora de casamentos, conta que a maioria das "novas listas" surgiu da necessidade de noivos que já moram juntos, têm a casa equipada e não sabem o que pedir. Ganhar dinheiro para gastar como bem entendem costuma ser a primeira ideia, que pode ser difícil de ser concretizada com elegância.

Rogério Canella/Folhapress
Convidados agora são orientados a pagar parte da lua de mel ou a comprar produtos simbólicos para os noivos
Convidados agora são orientados a pagar parte da lua de mel ou a comprar produtos simbólicos para os noivos

"Os noivos querem, mas as pessoas ficam constrangidas em dar dinheiro", afirma Fernanda Floret, autora do blog Vestida de Noiva. Como alternativas, surgem cotas de lua de mel e listas simbólicas, desenvolvidas por sites que simulam a lista tradicional, mas que, em vez de presentes, entregam aos noivos o dinheiro arrecadado.

Listas simuladas, porém, merecem cuidado. Isso porque o convidado pode não gostar de saber que a batedeira escolhida e paga por ele jamais será dada ao casal --o site repassa todos os produtos em dinheiro. Se não for avisado desse procedimento, algum presenteador poderá ficar ofendido.

Para a opção lua de mel, há agências de viagens que oferecem cotas que podem ser custeadas pelos convidados. Em uma página customizada para o casal no site da empresa, é possível escolher entre "um jantar em Paris" ou "duas entradas para o museu do Louvre", por exemplo. Os noivos pagam antecipadamente a viagem para a agência, para garantir a reserva, e depois do casamento recebem o total que os convidados pagaram em forma de cotas.

Os advogados Adriana Rezende, 29, e Tomás Paiva, 27, vão estudar no exterior depois do casamento, em junho. Por isso, fizeram uma lista com pedidos como "um ano de sabonetes franceses" e mensalidades da universidade. Quem, como eles, prefere fazer o próprio site para arrecadar fundos para viagem sem um intermediário esbarra em uma questão delicada: fornecer contas bancárias e receber comprovantes pode ser embaraçoso.

Para evitar saias justas, segundo as especialistas, qualquer uma das alternativas de "novas listas" deve ser acompanhada de uma relação de pedidos em loja física para contemplar os que não gostam de comprar pela internet ou não se sentem à vontade para dar dinheiro. Uma boa maneira é elencar itens supérfluos, mas desejados --vale incluir livros, obras de arte e acessórios gourmets.

Doações a instituições de caridade também são uma alternativa e alguns sites de presentes de casamento oferecem essa opção. Nesse caso, os noivos escolhem um beneficiário e divulgam aos convidados. A recomendação é que os donativos nunca passem pelas mãos do casal.

PRESENTES | Arrecadação on-line > Sites ajudam a receber presentes em dinheiro ou parte da lua de mel
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página