Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
14/06/2012 - 22h54

Chapada dos Veadeiros e frutas cítricas estampam coleção da Forum

Publicidade

KÁTIA LESSA
DE SÃO PAULO

O tema era brasilidade, mas o trabalho veio de longe. Foi sobre uma mesa de "camping", daquelas dobráveis, ao som da rádio virtual Eldorado, em uma pequena casa na praia de Kilauea, no Havaí, que surgiram as estampas que foram o ponto alto do desfile da Forum.

Na 33ª edição da São Paulo Fashion Week, o ilustrador Filipe Jardim ajudou a marca, que comemorava 30 anos, a visitar paisagens brasileiras de forma pouco convencional. As imagens escolhidas ajudaram a deixar a grife mais contemporânea, e fizeram um desfile comemorativo passar longe do cheiro de naftalina.

Brasil --mote da Forum, sim-- mas nada de Cristo Redentor, Corcovado ou coqueiros. Inhotim, a Chapada dos Veadeiros, frutas cítricas e o edifício Bretagne, em Higienópolis, estavam por toda a coleção.

Cidadão do mundo inveterado, o carioca estava no Havaí, se recuperando de um acidente com a prancha de surf, quando recebeu o convite da marca para o trabalho. "Dediquei dois meses a esse trabalho. Foi a primeira vez que fui chamado para desenvolver todo o conceito junto com a empresa, e não apenas um desenho", diz.

Antes de chegar à Bienal, ainda com uma prancha de surf no carro, direto do Rio de Janeiro, ele ainda não tinha conferido a transformação das ilustrações em longos vestidos, calças em alfaiataria ou camisas em tons de laranja e verde limão. "Caramba, é muita coisa mesmo. Acho que a maior coleção que já ajudei a fazer."

Filipe mora entre o Havaí, Paris, Londres e o Rio, mas é figurinha carimbada das temporadas de moda paulista e carioca. Desde 2002 ele desenha as pessoas que frequentam os camarins do evento. Já fez também estampas para Amapô, Neon, Água de Coco, além de trabalhar para marcas internacionais como Louis Vuitton, Hermès e Tiffany & Co.

Nos bastidores da temporada em que foi a atração da passarela e não do camarim, ele deixou escapar que está cheio de projetos. Um livro e uma exposição podem sair até o ano que vem. Mas antes ele vai surfar no litoral de São Paulo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página