Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
04/08/2012 - 10h00

Painel de Di Cavalcanti no centro de SP sofre com deterioração

Publicidade

VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO

Depois de "sofrer" uma restauração malfeita, o painel de Di Cavalcanti que reveste a entrada do edifício Triângulo, no centro de São Paulo, está se deteriorando ainda mais.

Atingido nos anos 1990 por uma fogueira de moradores de rua que procuravam se aquecer, o painel teve parte de suas pastilhas de vidro substituída por outras de cerâmica. Agora, essa parte do painel está despencando.

Henrique Boney
Painel de Di Cavalcante na entrada do edifício Triângulo, no centro de São Paulo, está se deteriorando
Painel de Di Cavalcanti que reveste a entrada do edifício Triângulo, no centro de São Paulo, está se deteriorando

"Foi colocado um reboco de péssima qualidade", lamenta o zelador do prédio, Everaldo dos Santos. Ele diz ter o "sonho de ver esse painel restaurado".
Segundo o zelador, o condomínio não tem nenhum projeto de recuperar a obra. "Infelizmente as pessoas não têm interesse".

O mural foi tombado em 2004 pela prefeitura, junto com o hall do edifício, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer inaugurado em 1954. Fica nas esquinas da ruas Quintino Bocaiuva e José Bonifácio.

Everaldo conta que há alguns anos um artista e restaurador se propôs a restaurar o painel e chegou até a fazer um levantamento histórico. "Depois ele sumiu, não deu em nada. Acho que queria só se promover", diz o zelador.

O DPH (Departamento do Patrimônio Histórico) da prefeitura informa que vai avaliar o estado do painel e notificar o condomínio. Segundo o órgão, o edifício Triângulo pode buscar recursos em programas governamentais de incentivo à cultura para restaurar o painel.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página