Restaurante japonês na Liberdade usa símbolo nazista em uniforme dos garçons

Três garçons do restaurante Narita, na Liberdade, atenderam clientes no almoço de hoje ostentando um símbolo nazista no lado direito do peito.

O novo uniforme, estreado hoje, trazia uma suástica dentro de uma coroa de folhas encimada por uma águia imperial. A combinação, conhecida na Alemanha nazista como "Parteiadler", ou a águia do partido, foi adotada como emblema nacional do país em 1935, a mando de Adolf Hitler.

Além do símbolo, a roupa de inspiração militar tinha outros elementos, como a bandeira dos Estados Unidos, no braço direito, e um brasão com a bandeira inglesa no lado esquerdo do peito.

A publicitária Camila Bindim, que almoçou no restaurante, diz que ficou "chocada" com a indumentária. "No primeiro olhar achei que fosse alguém fazendo 'cosplay' [fantasiar-se de personagem de videogame, desenho animado ou história em quadrinho], mas depois vi que eles estavam trabalhando. Pedi para falar com o gerente, mas disseram que ele não estava e fui embora. É muito horroroso."

OUTRO LADO

Um casal que trabalhava na casa se identificou como os donos do Narita, mas não quis compartilhar seus nomes. "Compramos [o uniforme] pronto. [O símbolo] Significa felicidade para o budismo. Não sei por que as pessoas insistem nisso", disse a mulher.

Especialistas discordam. "A suástica nazista tem os braços apontando para o sentido horário, como um relógio. Já essa cruz em sua versão budista 'roda' no sentido anti-horário", diz o historiador Caio Ablazimi.

"É que um monte de gente já reclamou hoje. Teve até gente que ligou depois de ir embora", disse o garçom que atendia a mesa da Folha.

Depois de falar com a reportagem, um dos empregados subiu ao segundo andar do imóvel e voltou já sem a cruz suástica no peito. "Desculpe qualquer incômodo", disse depois de trazer a conta, "eu não estou entendendo o que está acontecendo".

Publicidade
Publicidade