Racionais MC's são tema de grafite de Eduardo Kobra no Capão Redondo

Depois de pintar muros em Nova York, Moscou e Los Angeles, o artista Eduardo Kobra está grafitando desde terça-feira (21) um mural em uma parede de 14 metros de comprimento por 7,5 metros de altura na comunidade da Vila Fundão, em frente ao metrô Capão Redondo, periferia da zona sul de São Paulo. Os homenageados da vez são os rapazes Ice Blue, KL Jay, Mano Brown e Edy Rock, do grupo de rap Racionais MC's. "Eu comecei fazendo pichações e quando era mais novo, com 15, 16 anos, eles eram minha referência", diz Kobra.

A intenção é terminar a obra até sábado (25), dia do aniversário de São Paulo – para isso, a equipe do artista trabalhará das 8h às 20h, todos os dias.

Não foi à toa que o grafiteiro escolheu uma região longe do centro para expor seu trabalho. Kobra nasceu no Campo Limpo, bairro vizinho. "Conheço muita gente que mora nessa região, onde comecei a pintar na época em que era pichador. Pelo menos dois muros meus [pichados] ainda estão por aqui, mas estão bem velhinhos", revela.

"O papel do artista de rua é o democratizar seu trabalho. Voltar pra cá é gratificante. Não teria conquistado meu espaço se não fosse o apoio que tive das pessoas da periferia", diz o artista para quem pesou, além do aspecto pessoal, uma causa ideológica na escolha do local.

"Eu quis interagir com essas pessoas e fiz anúncios no meu Facebook pedindo que elas me cedessem muros. Teve até um menino que saiu com a moto e fotografou vários espaços, pedindo que eu pintasse o bairro dele. Eu percebi os artistas têm que se desprender dos museus e das galerias e colocar a arte na periferia", conta.

Eduardo Kobra fez outras intervenções urbanas em São Paulo, como a homenagem a Oscar Niemeyer (feita em janeiro do ano passado, também para comemorar o aniversário de São Paulo), que está na avenida Paulista.

LEIA ENTREVISTA COM EDUARDO KOBRA ABAIXO:

sãopaulo - Como foi a recepção quando chegou para trabalhar?
Eduardo Kobra - As pessoas por aqui estão tão acostumadas com essa falta de espaço de cultura e na educação que quando alguém vem para cá é recebido com carinho e respeito. Existe um preconceito totalmente desnecessário por parte de quem mora nos lugares nobres da cidade. A maioria das pessoas aqui são de bem e só uma minoria está envolvida com crimes.

Por que escolheu os Racionais MC's para expor aqui?
Foi uma escolha pessoal. Eu comecei fazendo pichações e quando era mais novo, com 15, 16 anos, eles eram minha referência. Eles têm uma voz que as pessoas aqui escutam. As músicas deles expõem os problemas da periferia de uma forma positiva, incentivando as pessoas a estudar, a correr atrás do seus espaço, batalhar honestamente, fugir das drogas. É por isso que fiz questão de pintar este muro.

Este trabalho exige de você fisicamente?
Muito. A maior dificuldade é trabalhar com escadas, em cima de lajes e embaixo do sol. Trabalho com outros três artistas na equipe.

Publicidade
Publicidade