Prédio modernista construído em 1933 será demolido na rua Augusta

Até completar 50 anos, foi conhecido pelas curvas delicadas. Dos 50 aos 80, caiu no anonimato. Agora, aos 81, está prestes a ir ao chão.

Projetado em 1933 por Rino Levi (1901 - 1965), nome importante da arquitetura modernista, o discreto edifício Nicolau Schiesser, no número 901 da rua Augusta (centro), começou a ser demolido para dar lugar a um novo prédio.

Antigos moradores disseram ter vendido seus apartamentos à construtora Gafisa –que não respondeu às ligações e e-mails da reportagem. A informação da compra foi confirmada por pedreiros e vizinhos, também procurados pela empresa.

Reprodução/saopauloantiga.com.br
Prédio do arquiteto modernista Rino Levi, na rua Augusta, será demolido
Prédio do arquiteto modernista Rino Levi, na rua Augusta, será demolido

O português Antônio Martins, 71, ficou satisfeito com o negócio. "A proposta foi legal, veio em boa hora."

Quando questionado sobre o valor histórico do edifício, Martins disse não saber que se tratava do mesmo arquiteto de prédios como o IAB-SP (sede paulistana do Instituto dos Arquitetos do Brasil, no centro). "Ih, é mesmo?"

Não era mesmo fácil perceber. O declínio do edifício começou nos anos 1980, seguindo o padrão de outros prédios da primeira metade do século passado: empolgados com o vaivém da Augusta, seus donos ergueram lojas na entrada, escondendo o desenho original.

NO CHÃO

O fim do ed. Nicolau Schiesser é mais um capítulo da série de demolições que vem riscando o legado de Rino Levi do mapa de São Paulo.

No início da década de 1970, os 12 andares cobertos de mármore e granito do edifício Columbus (1932), na avenida Brigadeiro Luís Antônio, também foram ao chão. Fim semelhante tiveram, entre outros, a residência do arquiteto, construída em 1944, e a casa Ferrabino, obra de 1931, ambas no Jardim Europa (zona oeste).

Também dele, o teatro Cultura Artística, na praça Roosevelt (centro), pegou fogo em 2008.

Em 2010, sete obras de Rino foram tombadas. Desde então, não podem mais sofrer alterações, como as que descaracterizaram o velho edifício que agora agoniza na rua Augusta.

Publicidade
Publicidade