Melhor de sãopaulo Casamentos

Recém-casadas dizem o que teriam feito diferente na cerimônia

A empresa de mesas e cadeiras atrasou? Faltou alguém com experiência para auxiliar na preparação do casamento? Confira dicas e conselhos de alguém que vivenciou pequenos problemas no momento de dizer "sim" —e antes e depois.

Beatriz Murakami, 28, enfermeira

Casou-se em: 2013
Convidados: 200

Teria feito diferente: Poderia ter conversado mais durante a festa. Quando tem muita gente, ou você dá atenção para todo mundo ou você vai para a curtição.

De que me arrependi: Não queria filmar de jeito nenhum, mas aos 45 do segundo tempo bateu uma vontade de ter essa recordação. Liguei para o fotógrafo e a equipe dele fez a filmagem. Ufa!

O que deu errado: Dei muita sorte, não tive quase nenhum imprevisto durante a festa.

Para futuras noivas: Contrate uma assessora. Não precisa ser desde o começo, mas próximo à data —e, principalmente, no dia.

*

Hanna Priscila Nakamura da Costa, 28, bancária

Casou-se em: 2013
Convidados: 100

Teria feito diferente: Deveria ter tirado férias ou alguns dias de folga na semana do casamento. Trabalhei no dia anterior até tarde da noite e, como casei às 11h, no dia seguinte tive que levantar às 5h para ir ao salão. Foi muito cansativo.

De que me arrependi: De não ter contratado uma assessoria, principalmente para o dia do casamento. Senti falta de alguém com experiência para organizar os horários. Quase me esqueci de jogar o buquê.

O que deu errado: As quantidades foram superestimadas. Sobraram docinhos, bolo, lembrancinhas, bem-casados, bebidas. Pessoas que eu contava como certas faltaram.

Para futuras noivas: Os contratos muitas vezes são unilaterais e protegem apenas o contratado, por isso, é bom ler com atenção e, se necessário, revisar as cláusulas.

*

Letícia Lima Fernandes, 28, empresária

Casou-se em: 2013
Convidados: 500

Teria feito diferente: Gostaria de ter ensaiado melhor antes com o padre, os músicos e todos os amigos que participaram de cerimônia na igreja.

De que me arrependi: De não ter contratado uma pessoa só para olhar o desenrolar da festa.

O que deu errado: Como a entrega das cadeiras e mesas de aluguel estava atrasada, meu marido foi buscar tudo antes de ir para a igreja, com medo de que os convidados chegassem e os móveis não.

Para as futuras noivas: Escolham os fornecedores com cuidado: a qualidade do serviço faz diferença na festa.

*

Melina Romano, 30, decoradora

Casou-se em: 2012
Convidados: 300

Teria feito diferente: Dia da noiva com mais amigas. Fiz com a família e duas madrinhas e foi tranquilo, mas não superdivertido.

De que me arrependi: Abriria mais a minha lista de convidados. Muita gente não foi e pessoas que poderiam ir ficaram de fora.

O que deu errado: O tempo. Eu ia me casar em um lugar aberto, mas começou a chover um pouco antes da cerimônia.

Para futuras noivas: Vocês não precisam ter o melhor de tudo. Escolha onde investirão e, para o resto, selecione fornecedores confiáveis.

*

Deise Lonardi Castanho, 24, assistente administrativa

Casou-se em: 2013
Convidados: 120

Teria feito diferente: Planejaria melhor. Só tive quatro meses e tudo acabou saindo mais caro.

De que arrependi: De não ter feito a prova da maquiagem antes. Não fiquei 100% satisfeita.

O que deu errado: Queria uma festa animada, mas fui obrigada a contratar o DJ do bufê, que esvaziou a pista de dança com músicas lentas.

Para futuras noivas: Se puderem, casem na igreja. Não pensava em me casar no religioso, mas nunca tive sensação melhor do que entrar na igreja.

*

Tamara Foresti Manfredini, 29, empresária

Casou-se em: 2012
Convidados: 200

Teria feito diferente: Compraria detalhes da decoração antes. Muitos, de sites gringos, não chegaram!

De que me arrependi: De ter economizado no vídeo. Pedi para um amigo filmar. Ele se esforçou, mas perdeu parte da minha entrada.

O que deu errado: Pedi que a fotógrafa agisse como se fosse uma convidada, pegando detalhes, olhares, o espírito da festa. Isso fica lindo em blogs, mas não funciona na vida real. Fiquei desesperada atrás dela para tirar uma foto com a minha avó.

Para futuras noivas: Gostei muito de ter optado por "finger food" em vez bufê ou serviço à francesa.

Publicidade
Publicidade