Após proibição, prefeitura autoriza piscina olímpica no Minhocão

A Prefeitura de São Paulo autorizou, na manhã desta quinta-feira (20), a montagem de uma piscina de 50 metros de extensão e 30 cm de profundidade em pleno Minhocão.

A realização do evento deve ocorrer entre as 10h e as 22h deste domingo (23), dia em que o acesso ao elevado que corta a região central é proibido para carros.

"Por questões legais, não há impedimento nenhum. O evento está liberado pela prefeitura", afirmam a Secretaria Municipal de Licenciamento e o Segur (Coordenadoria de Atividade Especial e Segurança de Uso).

Proposta durante a 10ª Bienal da Arquitetura pela arquiteta Luana Geiger, a construção do piscinão temporário aconteceria em dezembro do ano passado, mas foi cancelada na véspera por falta de autorização.

Agora, os organizadores têm em mãos o alvará e a autorização formal para a piscina. Eles dizem que o objetivo é convidar os paulistanos a ocuparem os espaços públicos da cidade.

"No fim das contas, o evento era mais complicado do que eu imaginava. Fui instruída pela Bienal para falar só com Subprefeitura da Sé, mas através deles descobri que também tinha que CET, SEGUR, secretaria de obras, vários órgãos. Aí o projeto emperrou", afirma Geiger.

Segundo a arquiteta, a visibilidade que o evento alcançou na época —mais de 3.000 confirmações no Facebook— também dificultou sua realização.

A piscina de água filtrada será sustentada por cabos de aço. A lona estendida sobre o asfalto será cinza. "Uma colega artista ofereceu um material azul-piscina lindo, mas não topei. Tem que ser cinza como é a cidade", diz Geiger, que escolheu o Minhocão "por ser um monumento do rodoviarismo paulistano".

"Serão 105 mil litros de água vinda de poço artesiano e lençol freático. É importante deixar claro que essa água não é a mesma que utilizamos no cotidiano, não tem nada a ver com o sistema Cantareira, por exemplo", diz a artista.

Reprodução
Prefeitura libera construção de piscina temporária no Minhocão
Prefeitura libera construção de piscina temporária no Minhocão
Reprodução
Evento acontecerá no domingo (23)
Evento no Minhocão deve ocorrer neste domingo (23)
Publicidade
Publicidade