'Combato as regras absurdas da noite', diz prefeito da noite de Amsterdã

Um "rebelde de terno". É assim o empresário holandês Mirik Milan, 33, se define. Baladeiro que trabalha com festas desde os 20 anos, ele ocupa atualmente o posto de "prefeito da noite de Amsterdã", onde mora.

No cargo, que é eletivo e voluntário, ele ajuda a resolver conflitos entre donos de bares e de boates, moradores e governo local.

Para convencer os políticos da importância da cultura noturna, ele costuma trocar a habitual camiseta e o tênis pelo terno e gravata.

"O meu trabalho é criar diálogo", diz ele, que esteve em São Paulo para participar do Seminário da Noite Paulistana, na semana passada. O evento discutiu a importância econômica, social e cultural da noite.

"Uma vida noturna vibrante é importante para o crescimento de qualquer lugar", afirma Milan.

Thays Bittar/Folhapress
Mirik Milan, prefeito da Noite de Amsterdã, posa em hotel no centro de São Paulo
Mirik Milan, prefeito da Noite de Amsterdã, posa em hotel no centro de São Paulo

sãopaulo - O que você costumava ouvir sobre a noite de São Paulo?
Mirik Milan - Que, como a cidade, é muito grande e diversa. Ao chegar, vi que São Paulo é um mercado emergente para a música eletrônica. Há muito potencial.

Quem trabalha na noite deveria ter uma formação específica?
Sim. Devagar estamos começando isso em Amsterdã. Pequenas escolas estão surgindo com workshops voltados para a produção de eventos noturnos e especificamente para artistas que trabalham com dance music.

Que características um empresário da noite precisa ter?
Primeiro, você precisa saber do que gosta. Segundo, precisa ter um espírito empreendedor. Terceiro, é necessário ser empático para saber o que as pessoas querem e do que elas precisam em uma festa.

Você identificou algum problema na vida noturna de São Paulo?
Há oportunidades que não estão sendo utilizadas. Ouvi, por exemplo, que o centro é uma área degradada e que lá existem vários prédios vazios. Quando há vida noturna em um local, ele fica mais seguro e atrai mais comércio, investimentos e empreendimentos.

Por que isso não acontece?
A prefeitura poderia tentar facilitar o uso desses prédios para eventos ou para virarem locais de trabalho mais acessíveis: ateliês para artistas, por exemplo.

O excesso de regras para a noite institucionaliza as festas?
Sim, por isso o papel de prefeito da noite foi criado em Amsterdã. Havia muitas regras absurdas. O papel do prefeito da noite é dizer para os políticos que eles não devem criar leis sobre o que não entendem.

Que tipo de leis, por exemplo?
Em Amsterdã, há uma regra contra pole dance, para casas que exploram garotas. A questão é que isso levou ao fato de que uma festa normal não pode ter um pole dance. Outra é que você não pode fumar em pé na área aberta de um bar, só se estiver sentado -e nem sempre há cadeiras. Também há uma sobre o lado certo para o qual as portas dos bares devem abrir. Isso não significa que todas essas regras sejam seguidas. Elas são violadas.

Publicidade
Publicidade