Para copiar Neymar, cães recebem tosa estilo moicano em pet shop de SP

Quando o assunto gira em torno dos animais de estimação, a criatividade vai longe. Roupinhas, acessórios, brinquedos e mais uma infinidade de itens para adornar (e mimar) os bichinhos podem ser encontrados em pet shops.

Só em São Paulo, existem 4,8 mil lojas especializadas em produtos para os amigos de quatro patas —oferta que acompanha a demanda exigente dos proprietários.

E é dessa exigência —ou seria excentricidade?— que surgiu a nova moda do mundo pet: a tosa estilo moicano. Lembrando o corte de cabelo de Neymar, cães vão às lojas para tomar banho e voltam para suas casas com o mesmo "corte" do craque da seleção.

"Já oferecemos esse serviço há quase três anos, mas a procura aumentou mesmo agora, por conta da Copa", afirma William Gualharde, gerente técnico do grupo Pet Center Marginal e um dos groomers (profissional especializado em estética animal) mais requisitados do país.

De acordo com Gualharde, qualquer cachorro pode receber a tosa moicano —ainda que a procura seja maior entre raças como shih tzu e yorkshire. A única exigência é o bichinho ter o pelo comprido, com no mínimo dois ou três centímetros.

O procedimento é relativamente simples: deixar a lateral da cabeça com pelagem mais curta e o meio longo. "Então aplico um laquê próprio para cachorro e finalizo com a prancha", explica o especialista. Isso mesmo: para copiar Neymar, vale até fazer chapinha.

Para os donos que querem seus bichos com um corte ainda mais estilizado, é possível fazer mechas ou até pintar todo o moicano. A coloração funciona como tinta de cabelo —é fixa e sai conforme o pelo do animal cresce.

O groomer garante que o produto não faz mal algum para os bichinhos. "Tem gente que tem dó. Mas um cão que toma banho em pet shop, faz moicano e coloração recebe muito mais atenção do que um que fica amarrado no quintal". Entre banho, tosa, chapinha e coloração, soma-se um gasto médio de R$ 150.

CHRISTIAN DIOR E SEU MOICANO

Há um ano, o shih tzu Christian Dior, de cinco anos, aderiu à "tosa Neymar". Sua proprietária, a gerente de projetos Elisabete Amorim, 40 anos, explica: "foi uma homenagem ao meu pai, já falecido, que era santista".

Desde então, Christian passa pelas mãos de William Gualharde todas as semanas, para fazer a tosa higiênica e refazer o topete —um gasto mensal de quase R$ 360. "É importante para a saúde dele, porque o pelo não pode crescer a ponto de prejudicar a visão".

Para torcer para a seleção brasileira, Christian recebeu uma mecha verde em seu moicano. Elisabete garante que o penteado combinou com o estilo do cachorro, e que sempre rende elogios."Quando vamos passear na rua, falam que o Christian se parece com o Neymar. Ele fica até mais feliz".

Publicidade
Publicidade