Delicadeza e meninices guiam novo filme de Richard Linklater

Uma família comum, que se ama, briga, ri e se separa, é a base de "Boyhood - Da Infância à Juventude", novo longa-metragem escrito e dirigido pelo texano Richard Linklater.

Gravado durante pouco mais de uma década —a equipe se encontrava anualmente no verão americano—, o filme acompanha o amadurecimento de Mason Jr. (Ellar Coltrane), dos 6 aos 18 anos, e, consequentemente, o de todos ao seu redor: Olivia (Patricia Arquette), a mãe, Mason (Ethan Hawke), o pai, e Samantha (Lorelei Linklater, filha do diretor), a irmã mais velha.

Com delicadeza, a obra segue os passos do garoto —quase como um documentário sobre a vida do próprio ator— nas situações mais corriqueiras.

Da separação dos pais às mudanças de cidade e colégio. De suas meninices às experiências alcoólicas e com drogas. Dos desentendimentos familiares às amizades. Do começo das relações amorosas à escolha da faculdade.

O espectador percebe a passagem do tempo por meio dos cortes de cabelo, do aparecimento das espinhas e do jeito de andar e falar, além de citações a filmes, jogos e ao som de músicas de cada época.

Tudo em meio a ternos e fortes diálogos, marca registrada do cineasta, vista principalmente nos trabalhos celebrados da trilogia "Antes do Amanhecer" (2005), "Antes do Pôr do Sol" (2004) e "Antes da Meia-Noite" (2013).

*

CURIOSIDADES

- Caso Linklater morresse durante as gravações, Hawke deveria assumir a direção do projeto

- O longa foi filmado em 45 dias, entre maio de 2002 e agosto de 2013

- O diretor escalou sua filha para o elenco de tanto que a garota insistiu em aparecer no filme. No meio das gravações, porém, ela quis sair da produção e pediu ao pai que matasse sua personagem. Ele não o fez e a menina mudou de ideia novamente

Informe-se sobre o filme

Publicidade
Publicidade