'SPFW tá mais caída, mas eu iria', diz estilista Walério Araújo

É segunda à noite e a Cavalera desfila no primeiro dia da São Paulo Fashion Week. Mas Walério Araújo está sentado no Bar da Dona Onça, aos pés da sua casa, o edifício Copan, em vez de estar ansioso com a semana de moda.

Araújo, um pernambucano que está há 20 anos na cidade, apresentou suas criações "pela última vez" na Casa dos Criadores, semana de moda alternativa paulistana, há dez dias. Especula-se no mercado que ele vá para a SPFW, por ser um nome reconhecido e ter um rol de clientes como Anitta, Claudia Leitte e Sabrina Sato. A seguir, ele comenta.

*

sãopauloFoi seu último desfile na Casa dos Criadores?
Walério Araújo — Foi. Até agora, o André [Hidalgo, dono do evento] não se manifestou. Ele tinha que dar uma repaginada. Uma coisa puxa a outra: a modelo não vai porque o evento não tem condição de pagar e a imprensa não dá porque a modelo não vai. Até ameacei fazer [um desfile] sozinho.

Vai para a SPFW?
Nunca me chamaram, apesar de eu ser "filho" de Paulo Borges [criador da semana de desfiles]. Pensei que fosse pela minha falta de estrutura comercial, mas muita gente que desfila lá não vende.

E se chamassem?
Agora, que [a SPFW] tá mais caída, me chamariam? Eu iria. Se me chamasse com tudo, com toda a estrutura, eu iria. Mas não vou uma [edição] só. Tem que ser de cinco para mais.

Por que fechou sua única loja, no térreo do edifício Copan?
Acabou. Foi muito bom para me profissionalizar, as pessoas verem que eu não era estilista rock and roll ou o estilista da louca da boate. É muito caro ter loja. Fazia três anos que eu queria fechar, mas a correria não deixou. Estou atendendo no meu apartamento, mas quase ninguém vem até aqui. Vou até elas.

Figurino para artista dá mais dinheiro que varejo?
É mais fácil fazer uma roupa que é bem mais cara do que produzir mil camisetas e quem vai comprar quer sempre outra cor, outro tamanho.

Como é vestir a Sabrina Sato?
É uma roupa para cada ensaio da escola de samba. Tem que ter as cores da escola. E ela inova: um dia quer uma camisetinha podre, rasgada, no outro quer um figurino cheio de franjas; quando quer ir mais pelada, vai mais pelada... Elas são todas boas, a Claudia Leitte, a Marília Gabriela, a Fafá de Belém, a...[cita mais 12 nomes]

Publicidade
Publicidade