No verão, ciclovias de SP são convite para explorar a cidade após o trabalho

Não é preciso mais esperar o domingo para desbravar as avenidas da cidade a bordo de uma bicicleta. Neste ano, parte do traçado das ciclofaixas virou ciclovia, disponível a semana toda. Com o horário de verão, as pistas vermelhas são um convite para explorar a cidade depois do trabalho.

"O calor, as noites bonitas e o Natal atraem as pessoas para pedalar à noite. Existe um aumento de ciclistas no fim do ano", analisa Renata Falzoni, 61, criadora do grupo Night Bikers.

Com mais de 200 km implantados, as ciclovias já superam em extensão as ciclofaixas de lazer (120 km). Um dos melhores trechos para pedalar à noite é o que liga a Vila Mariana ao centro, passando pela rua Vergueiro e pela av. Liberdade. No sentido norte, há uma descida acentuada rumo à Sé.

Outro trecho muito procurado é o da Faria Lima, que vai até o parque do Povo —aberto até as 22h.

Quem já pedalava à noite em locais fixos, como o parque Ibirapuera ou a av. Sumaré, pode aumentar o trajeto e conhecer outras áreas: as ciclovias ligam Perdizes a Santana, por exemplo.

Para os que querem se aventurar, mas sentem insegurança ou têm preguiça de planejar rotas, a dica é se juntar a um dos mais de 30 grupos de pedalada noturna da cidade. Há desde coletivos voltados a novatos até os que demandam pique para rodar 40 km. Na maior parte dos casos, para entrar na turma é preciso comprar uma camiseta, que custa de R$ 50 a R$ 100.

A arquiteta Juliana Stella Silva, 39, começou a pedalar sozinha nas ciclofaixas e, no ano passado, passou a usar a bicicleta durante a semana, com apoio do grupo Saia na Noite. "Não senti dificuldade. Só o farol dos carros que pode ofuscar", comenta.

Os tours ajudaram Juliana a superar um divórcio. "Brinco que é uma terapia ambulante. Pedalar em grupo é bom também para o emocional."

Os passeios noturnos foram beneficiados pelas novas pistas, que garantem caminho livre entre os carros. "As ciclovias ajudam muito, pois nem as bicicletas conseguem se locomover em vias com trânsito muito intenso", aponta Sérgio Affonso, presidente do CAB (Clube dos Amigos da Bike).

Porém, as pistas ainda trazem obstáculos. "Algumas têm buracos e há trechos mal iluminados", conta Teresa D'Aprile, 66, criadora do Saia na Noite. Ela recomenda atenção nas vias compartilhadas, como o canteiro central da Sumaré, onde ciclistas e corredores dividem espaço.

"Há lugares em que a ciclovia está à direita e, de repente, muda pra esquerda. É complicado para cruzar", questiona Paulo de Tarso, 50, presidente do grupo Sampa Bikers, criado em 1993. "Quando começamos, havia muita gente pedalando à noite. Depois caiu e agora estamos voltando ao número daquela época."

Foto Rpbson Ventura/Folhapress

-

GRUPOS DE PEDAL

Clube dos Amigos da Bike
Nível: moderado. Quando: terças, às 21h
Saída: Extra Itaim. R. Leopoldo Magalhães, 300.

Lokobikers
Níveis: iniciante (qua.), forte (ter.) e moderado (demais dias). Quando: de seg. a sex.: 21h. Sáb.: 16h
Saída: Pq. das Bicicletas. Al. Iraé, 35.

Pedal ZN
Nível: iniciante (dom.), moderado (ter. e qui). Quando: ter. e qui: 20h45. Dom: 8h30
Saída: Parque da Juventude. Av. Cruzeiro do Sul, 2.630. Canindé.

Saia na Noite
Nível: iniciante. Quando: terças, às 21h
Saída: Pizzaria Primo Basílico. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.864. Jd. América.

Starbikers
Níveis: moderado (ter. e qui.) e forte (seg.). Quando: seg. ter. e qui.: 21h.
Saída: Pizzaria Manuella. Av. Onze de Julho, 372. Vila Clementino.

Tuttobiker's
Nível: moderado. Quando: ter. e qui.: 20h30
Saída: Bicicletaria Tutto Bike. Av. Pompeia, 787. Vila Pompeia.

-

DICAS PARA PEDALAR À NOITE

- Vista roupas claras e use luzes e refletores na bike, para ser visto com facilidade pelos motoristas e pedestres

- Onde não tiver ciclovia, siga pela direita, no sentido dos carros

- Redobre a atenção nos pontos de cruzamento com os veículos

- Depois das 20h30, o acesso de bicicletas é liberado no metrô

- Os sistemas de aluguel Bike Sampa e CicloSampa funcionam diariamente das 6h às 22h

Publicidade
Publicidade