Casal cria logotipos e desvenda história de bairros de São Paulo

Stella Curzio, jornalista e fotógrafa, e Pedro Campos, designer gráfico, pesquisam a história e as características dos bairros de São Paulo para, depois, criar um logotipo que melhor o represente. A cada semana, um ou dois lugares novos da cidade recebem o próprio desenho.

Os 450 bairros - das quatro zonas e do centro - terão a essência registrada em um logotipo. Curzio pesquisa em livros antigos, em artigos, na internet e em dicionários da língua tupi o significado dos nomes e as lendas urbanas. Depois, conversa com o marido e designer Pedro Campos e explica quais são os pontos mais relevantes que representam o bairro em questão.

A partir daí, Pedro cria um logotipo, que pode ser comprado como um quadro no site do projeto "Identidade São Paulo".

"Morei muito tempo no Butantã. Um dia pensei como o nome era estranho e fiquei curioso. Anotei a ideia do 'Identidade São Paulo' em um caderninho, em 2009. Só em 2013 que fui reencontrar as anotações e, com a ajuda e o incentivo da Stella, fiz virar um projeto", diz Campos.

De acordo com o casal, a ideia é produzir mais objetos à venda com os logos dos bairros - canecas, camisetas, ecobags, cadernos. Quem adquire um dos quadros pela internet também recebe um postal com a história que deu origem ao desenho.

Publicidade
Publicidade