Crise da água

Com descarga similar à dos aviões, shopping poupa 70 mil litros por dia

A cena é comum nos aviões: ao apertar a descarga, o vaso sanitário "suga" o conteúdo e, em seguida, libera um pouco de água para concluir a limpeza.

Essa tecnologia de descarga a vácuo foi instalada no shopping Frei Caneca e permite ao empreendimento poupar 70 mil litros de água por dia, ou 2 milhões de litros por mês.

Uma descarga tradicional, com a caixa acoplada, libera em torno de seis litros por vez. Se a descarga for automática, são dois litros a cada segundo que o botão fica pressionado. Neste modelo, apenas 1,2 litro é dispensado por vez.

O Frei Caneca, que recebe 25 mil pessoas por dia, possui a tecnologia desde 2001, gastou 600 mil reais para instalar cerca de 200 vasos a vácuo. A economia mensal gerada pelo sistema é de R$ 45 mil. Com isso, o investimento foi recuperado em 14 meses.

"Já economizamos 300 milhões de litros desde a implantação do sistema", diz Ricardo Oliveira, gerente de operações do shopping.

O aeroporto Santos Dumont e as fábricas da Toyota e da Natura também possuem descargas desse tipo, que são fornecidas pela empresa Bvst-Evac.

Veja abaixo uma animação que mostra o funcionamento do sistema, que é mais indicado para empresas e locais públicos.

Video

Publicidade
Publicidade