Fotógrafa faz releitura de obras de Caravaggio em exposição; veja fotos

Como o mestre Caravaggio (1571-1610) conceberia suas telas mais aclamadas nos dias de hoje? Buscando uma representação artística para essa questão, a fotógrafa brasileira Mônica Silva —radicada, há 30 anos, na Itália— apresenta a mostra "Lux Et Filum - Uma Visão Contemporânea de Caravaggio", em cartaz no Instituto Italiano Di Cultura Di São Paulo.

São sete fotos que dão um novo olhar aos trabalhos do italiano —como "Baco" (1595) que, na visão da artista, vira "Bacco Tabacco", um jovem que faz uma selfie.

A releitura de "A Ceia em Emaús" (1601) mostra quatro pessoas ao redor de uma mesa, cada uma de uma crença. "Percebi que, quando estamos em frente ao prato, é o momento em que perdemos o status. O único lugar onde há igualdade não é na religião, e sim à mesa", analisa Mônica.

Para o projeto, a fotógrafa escolheu obras que pudessem ser reconhecidas internacionalmente. "Achei que a crítica ia me matar pensando no que eu fiz com Caravaggio. Mas quis criar algo diferente, que fosse condizente com o que é, hoje, a sociedade."

Informe-se sobre a exposição

Publicidade
Publicidade