Teatro Itália, aos 50 anos, reabre as portas com luminárias de ponta cabeça

Depois da reforma que durou quatro anos, o Teatro Itália, instalado no subsolo do edifício de mesmo nome, comemora 50 anos e reabre suas portas.

Os produtores Erlon Bispo e Cleiton Domingos assumiram o comando do espaço quando, em 2011, o Teatro da Dança, sob gestão da Associação Paulista dos Amigos da Arte, deixou o local. Com o auxílio da Lei Rouanet, conseguiram patrocínio da Drogaria São Paulo e, segundo a sãopaulo apurou, o Ministério da Cultura aprovou a captação de cerca de R$ 3 milhões.

Durante a reforma, o ar-condicionado e a fiação foram substituídos e os quatro camarins foram reformulados, para aumentar o conforto dos artistas.

"Com a reforma, o teatro que estamos devolvendo para a cidade vai durar pelo menos mais 50 anos", diz Erlon, que acompanhou a reportagem em visita do local em obras.

O palco, onde já se apresentaram artistas como Jorge Dória, Jô Soares, Stênio Garcia, Marco Nanini e Laura Cardoso, ganhou madeira nobre. Na plateia, as 276 poltronas originais foram reformadas. "Não temos ponto cego e a altura do palco é perfeita", afirma Erlon.

Em setembro do ano passado, o Itália foi avaliado pela equipe da sãopaulo como um dos quatro teatros cinco estrelas da cidade.

O local estava fechado completamente desde dezembro, e a reinauguração, marcada para quinta-feira (16) somente para convidados, trará o show "De Todas as Maneiras", de Suzana Bello, com canções de Chico Buarque.

Para o público em geral, a apresentação está agendada para sexta, dia 17, às 21h30.

Também haverá apresentação de dança com Ana Paula Bouzas. Já o ator Marcelo Praddo fará interpretações de textos de Chico Buarque. "Reunimos os três, pois a gente queria englobar todas as linguagens [música, dança e teatro]", diz o diretor Kleber Sobrinho.

Responsável pela decoração da sala de espera, o baiano Pedro Caldas usa diferentes tonalidades nas paredes, além de textura e papel kraft. Ele também mistura o antigo com o moderno e o inusitado, como luminárias de ponta cabeça, espelhos com molduras que remetem aos anos 1960 e televisores de LED nas paredes, inclusive dos banheiros.

A pedra brasileira que reveste o piso foi restaurada, assim como as pastilhas em formato de hexágono nos banheiros. O projeto de luminotécnica, com luzes indiretas, tem assinatura de Guilherme Bonfanti.

Na maior parede do lobby, uma mostra permanente traz dez fotos em preto e branco de Vania Toledo, que registrou Arlete Salles, Ney Latorraca, Marcos Caruso e Rosamaria Murtinho nos anos 1970. Em outra, fotos coloridas de espetáculos mais recentes, com Maitê Proença e Marília Pêra, por exemplo.

O café receberá móveis novos e a bilheteria, que ocupa parte da entrada do edifício tombado pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), será nova, com modernos equipamentos e um televisor para informar a programação das peças e dos musicais.

A partir do dia 24 de abril, entra em cartaz a peça "A Toca do Coelho", dirigida por Dan Stulbach, e estrelada por Bianca Rinaldi.

Teatro Itália - Av. Ipiranga, 344, centro, São Paulo, SP. Tel.: (11) 2122-2474.

Publicidade
Publicidade