Casa Mário de Andrade reabre com exposição permanente

Situada na rua Lopes Chaves, 546, na Barra Funda, a casa onde o escritor e ícone modernista Mário de Andrade viveu será reaberta às 11h do sábado (23) como um espaço de oficina cultural.

Após ser reformada, a reinauguração celebra os 70 anos da morte do intelectual, um dos pilares da Semana de Arte Moderna de 1922, autor de "Macunaíma" e homenageado da edição de 2015 da Flip.

Durante a restauração, o imóvel passou por um processo de conservação para abrigar a mostra permanente que homenageia a vida de Andrade.

Batizada "Morada do Coração Perdido", a exposição tem curadoria de Carlos Augusto Calil, ex-secretário da Cultura de São Paulo.

O espaço também ganhou um galpão de 200 m² interligado pela rua Margarida.

Além de atividades regulares, como oficinas (voltadas para a literatura e a escrita), o centro funcionará também aos sábados, e lá poderão ser exibidos filmes, apresentadas peças ou realizados espetáculos de danças e shows.

A estande e o piano utilizados pelo agitador também foram recuperados.

A oficina cultural Mário de Andrade foi inaugurada em agosto de 1990 com projetos para estudo de diferentes gêneros literários, jornalismo, interpretação de textos e redação, além de palestras, recitais e saraus.

Entre os nomes que já passaram por lá estão Lygia Fagundes Telles, João Silvério Trevisan, Ruth Rocha, João Cabral de Melo Neto e Ignácio de Loyola Brandão.

Casa Mário de Andrade - r. Lopes Chaves, 546, Barra Funda, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3666-5803/3826-4085. De ter. a sex.: das 13h às 22h. Sáb.: das 9h às 13h. GRÁTIS

Publicidade
Publicidade