Artista pedala com instalação sobre rodas que mescla natureza e infância

Em uma tarde de sábado, Thais Braga, 34, perdeu o controle da bike e bateu num táxi ao descer a rua Fradique Coutinho, em Pinheiros, zona oeste. "Ele até ficou bravo, mas, quando viu a bicicleta, começou a rir", conta a artista plástica.

O que o taxista viu não foi apenas uma bike, mas uma instalação artística sobre três rodas, que emite sons de passarinhos, tem luzes piscantes e é coberta por folhas.

Na parte de dentro, o veículo é equipado com um banco, onde dá para se sentar e interagir. "Fiz uma obra na qual as pessoas podem pegar nas coisas", conta Thais, que é diretora de arte e produz cenários para gravações.

Batizada de "Utopian News from Nowhere" (notícias utópicas de lugar nenhum, em tradução livre), é inspirada no livro homônimo do artista britânico socialista William Morris (1834-1896). "A margem entre loucura e realidade me atrai", define Thais.

Foram dois meses para construir a instalação, que tem dois metros de altura e contou com o trabalho de oito pessoas. As paredes foram criadas com metal usado em portões e decoradas com vários tipos de sucata: são mangueiras, rodas, brinquedos, flores, frutas e pássaros de plástico. "Quando o homem busca a natureza, encontra a paz", diz a artista.

Nas primeiras voltas pela cidade, Thais encontrou reações bem diferentes. "Dei uma flor para uma mulher e ela se emocionou. Mas, quando ofereci para uma criança, ela não quis."

"Utopian" foi construída com R$ 25 mil, obtidos de um edital do Cultura Inglesa Festival. A obra ficará exposta no Centro Brasileiro Britânico de 14/6 a 5/7, como parte das atrações do evento, que é gratuito.

Nesta semana, a bicicleta fará passeios em locais como o Ibirapuera e o Minhocão. Para chegar, Thais conta com o apoio de um guincho, pois guiar a bicicleta, que pesa 80 quilos, exige força nos braços e habilidade. "Vejo como uma metáfora da vida: carregar nossos sonhos é algo pesado."

Publicidade
Publicidade