No centro e na zona norte de SP, ruas Maranhão têm realidades distintas

Idosa caminha pela rua Maranhão, em Higienópolis
Idoso sobe a rua Maranhão em Jova Rural, e idosa caminha pela rua Maranhão em Higienópolis
Lalo de Almeida/Folhapress
e idoso sobe a rua Maranhão, em Jova Rural

O nome é o mesmo e a preocupação com segurança, comum aos moradores. As coincidências param por aí. Entre as duas ruas Maranhão de São Paulo, uma em Higienópolis (região central), outra na Jova Rural (zona norte), a distância vai além dos 13,7 km que as separam no mapa.

A Maranhão de Higienópolis, com calçadas largas e árvores por toda a sua extensão, é endereço de artistas, profissionais liberais e políticos. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso morou ali por muitos anos.

A Maranhão da Jova Rural tem calçadas irregulares, que somem em alguns trechos. O alaranjado dos tijolos de casas em constante construção é intercalado pelo colorido de outras. Não é preciso levantar muito os olhos para descobrir o teto das casas, que não passam de três andares. A rua é ladeada por veículos abandonados.

Vídeo

Convidadas pela Folha, a cabeleireira Eloane Carrilho, 37, moradora há 19 anos na Jova Rural, e a empresária Miriam Catib, 33, de Higienópolis, trocaram de lugares.

A cabeleireira se espantou com as grades e portarias blindadas da Maranhão rica. "Aqui eles se preocupam bastante com segurança, né?". Onde mora, ela diz, não existem "fortalezas, onde as pessoas não têm ligação umas com as outras". Ela elogiou a largura das calçadas e o tamanho das lixeiras.

Sentada para um café na padaria, Eloane se sentiu observada. "Acho que é porque sou a única mais escura aqui." A aparência dos moradores de Higienópolis também chamou a sua atenção. "Ninguém combina
as roupas", disse, observando os tênis de corrida ultracoloridos.

Ao chegar à Jova Rural, Miriam tirou uma selfie com a placa da rua. Em seguida comentou: "Uma calçada da Maranhão de lá é maior que a [largura dessa] rua inteira". Ela notou a grande quantidade de cachorros soltos, diferentemente dos cães de raça que passeiam com os seus donos em Higienópolis.

Conversando, Miriam e Eloane descobriram coisas em comum. Mães de dois filhos, elas se preocupam com as amizades das crianças e acompanham de perto a rotina nas escolas. "Eu me preocupo com o consumo, hoje tudo é colecionável", disse a empresária. "Com a influência da TV e da internet, é a mesma coisa em qualquer lugar", diz Eloane.

Ruas tão diferentes, mas as mesmas preocupações de mãe.

O Programa de Treinamento em Jornalismo Diário da Folha é patrocinado pela Friboi, Odebrecht e Philip Morris Brasil.

Confira o especial sobre desigualdade da 59ª turma de trainees da Folha a partir de 8/6 em: folha.com/desigualdade

Publicidade
Publicidade