Melhor de sãopaulo - Comidinhas e Guloseimas 2015

Cacau Show é a melhor loja de chocolate de SP, segundo Datafolha

O crepúsculo tingia de laranja as ruas da Casa Verde. Mineira de Varginha, a vendedora Vilma Costa, 38, pulava cedo da cama para percorrer a vizinhança. De porta em porta, seguia atrás de gente interessada em "tudo o que uma dona de casa precisa": roupas, utensílios domésticos como panelas e -por que não?- perfumes.

A mercadoria era tanta que o sobrado dos Costa, na rua das Macieiras, não oferecia espaço suficiente para abrigá-la. Pertinho dali, no número 348 da rua Carandaí, havia um galpão de fábrica desocupado. Dona Vilma, então, lhe deu uma nova serventia.

Seu filho caçula, Alexandre Costa, à época com 17 anos, ao assistir às desenvolturas da mãe, decidiu abrir o seu negócio. Logo de início, impôs a si próprio uma condição: jamais seria concorrente de dona Vilma.

Coração de mãe não tem mesmo fim: a comerciante cedeu o galpão alugado para o filho transformá-lo, em 1995, no "marco zero" de vendas da primeira loja da Cacau Show instalada na cidade de São Paulo. "Antes de fabricar meus próprios chocolates, revendia moldados [feito nas formas]. Até então, não havia muita variedade", lembra, hoje aos 44 anos, o empresário Alexandre Costa.

Arte

No primeiro catálogo, 42 itens entre bombons, ovos de Páscoa e "bombonieres". E, é claro, as famosas trufas: a favorita era a tradicional com casca e recheio de chocolate ao leite.

Vinte anos depois, a Cacau Show é um fenômeno nacional. São 1.850 lojas espalhadas pelo país: 187 delas na capital, a maioria, 156, funciona como a primeira da Casa Verde, na rua. O cardápio mais que quadruplicou: chega a 180 itens, incluindo minitablets elaborados com cacau proveniente de Uganda, São Tomé e Peru.

A lojinha da Casa Verde também cresceu. Lá funciona, desde 1988, a primeira fábrica da Cacau Show, hoje com 65 colaboradores, responsáveis pela produção dos moldados e das trufas artesanais, que seguem como um dos carros-chefes da companhia.

Pioneiro, o galpão que um dia foi de dona Vilma costuma abrir suas portas em épocas de "pico", como o Natal. É o que deve ocorrer a partir do mês que vem, como bem aguardam os moradores da Casa Verde, região que ainda mantém uma relação saborosamente nostálgica com aquele pedaço.

Av. Angélica, 1.369, Santa Cecília, região central, tel. 3661-2992. 20 pessoas. Seg. a sex.: 9h às 19h. Sáb.: 9h às 18h.

Publicidade
Publicidade