Melhor de sãopaulo - Comidinhas e Guloseimas 2015

Empanadas artesanais de Paola Carosella são o melhor salgado de SP

Do quindim à coxinha, do éclair ao pão de queijo, do brigadeiro à empada, multiplicam-se na capital paulista as casas monotemáticas de doces e de salgados.

Se num bufê de churrascaria nos servimos de paella com sushi sem esperar nada em troca, numa loja de uma guloseima só ocorre o oposto: exigimos ser amados de volta. Salivamos expectativas, mas é comum engolirmos decepções.

Ainda bem que não é assim no La Guapa, que produz artesanalmente, desde 2014, empanadas "latino-americanas". A definição é da própria dona do negócio, a chef argentina Paola Carosella (também do restaurante Arturito e jurada do programa "MasterChef").

Nos dois endereços (Itaim Bibi e Jardins), são oferecidas oito variações de empanadas, todas assadas em forno de lastro (que aquece de baixo para cima) a mais de 300ºC e produzidas com banha de porco na massa -à exceção da versão vegana, que leva flocos de quinoa.

Provei todas. Assim que o recheio de cebola caramelizada apimentada com queijo derretido explodiu na minha boca, entendi por que a casa levou o prêmio do júri de melhor salgado.

Até agora, no entanto, não consegui decidir se gostei mais da versão descrita acima (batizada de "pucacapas") ou da clássica salteña, com carne bovina, azeitona, ovo e batata cozida. A que menos empolgou foi a receita com milho verde com manjericão.

Quentinhas, as empanadas caem bem tanto antes do expresso (Martins Café) e do alfajor pedidos no balcão quanto em "refestelanças" caseiras: dá para pedir delivery ou caixas "para levar" nas lojas. Finalmente um amor correspondido.

R. Bandeira Paulista, 446, Itaim Bibi, região oeste, tel. 3079-2631. 20 lugares. Seg. a sex.: 10h às 22h. Sáb.: 12h às 22h.

Publicidade
Publicidade