O Melhor de São Paulo - Serviços

Pouco habituado a lavanderias, paulistano escolhe 5àsec

O nome francês 5àsec pode até dificultar a pronúncia ("sanque à sec"). Porém, isso não impede que a rede seja citada como a melhor lavanderia de São Paulo pelos paulistanos das classes A e B, segundo o Datafolha.

Apesar de desbancar a concorrência —a menção a outras marcas atinge, no máximo, 1%— é alto o número de pessoas que não sabem ou não se lembram de nenhuma marca de lavanderia. Chega a 73%.

Para o diretor administrativo e financeiro da 5àsec, Gregory Meteil, o índice reflete a falta de espaço da lavanderia no cotidiano do brasileiro. Na maioria das vezes, o serviço é solicitado para peças especiais, como vestidos de gala.

Segundo Meteil, dois fatores podem gerar mudanças no cenário: o fato de as pessoas usarem cada vez mais roupas sociais e o de não poderem mais arcar com o custo de manter uma empregada a semana toda.

"Essas pessoas estão cada vez mais sujeitas a usar o serviço de lavanderia, que tem um potencial de crescimento enorme no Brasil em comparação com outros lugares da Europa", acredita Meteil.

Há 20 anos no país, a marca francesa, nascida na cidade de Marselha em 1968, opera aqui com 430 lojas. Em 2015, elas geraram mais de R$ 183 milhões —a meta para 2016 é que o faturamento seja 5% maior.

No mundo, a 5àsec contabiliza 2.000 lojas em 30 países. O número deve aumentar neste ano. A marca se prepara para desembarcar no Uruguai e deve abrir uma nova loja paulistana na região sul, no Jabaquara, ainda neste mês. Ao todo, a rede planeja inaugurar 30 lojas no Brasil nos próximos dois anos.

*

Para saber +

  • Fundação:1968, na França
  • A rede chegou ao Brasil em 1996
  • Unidades: 430 lojas no país (160 em São Paulo)
  • 5asec.com.br
  • Tel. 4197-6400

*

Gregory Meteil, diretor administrativo e financeiro da 5àsec

Por que o "cinco" no nome?
"Sec" vem de seco, em francês. Cinco é porque, quando foi criada, na França, havia apenas cinco preços para qualquer peça que fosse lavada. Hoje, o sistema é diferente [os valores variam de R$ 9, a lavagem de uma camiseta, até R$ 400 a de um vestido de noiva].

O volume de atendimento é maior em shopping ou em rua?

Em rua, mas isso pode mudar. Estamos investindo em lojas com um formato menor, o que diminui o valor do aluguel e nos permite estar em centros comerciais como os shoppings de São Paulo.

O paulistano tem demandas diferentes dos outros clientes?
Sim. É um público bem mais exigente na qualidade e, mais do que tudo, no tempo de entrega da peça.

Publicidade
Publicidade