Documentário acompanha viagem de Marina Abramovic pelo Brasil

A viagem que deu origem ao documentário "Espaço Além - Marina Abramovic e o Brasil" partiu, segundo a performer sérvia, de uma necessidade pessoal dela, na época enfrentando problemas emocionais.

Entre 2012 e 2015, a artista, nome referencial da arte de performance, percorreu seis Estados brasileiros em busca de processos de cura e de pessoas que, de acordo com ela, tivessem "uma certa energia".

O filme, dirigido pelo brasileiro Marco Del Fiol, acompanha esta trajetória de mais de 6.000 km marcada por cerimônias espirituais e xamânicas, rituais de ayahuasca e visitas a terreiros de candomblé.

Buscando conexões entre arte e espiritualidade, Abramovic mistura os registros pessoal e artístico em sua investigação. Ela experiencia momentos de dor e de introspecção tanto quanto narra, de forma poética, o que viu durante os processos.

Em sua primeira parada, em Abadiânia, no interior de Goiás, por exemplo, ela assiste às cirurgias espirituais realizadas pelo médium João de Deus, que incluem até incisões nos olhos de um dos presentes.

Já na Chapada Diamantina, na Bahia, ela toma ayahuasca pela primeira vez -"foi como se alguém quebrasse minha mente", diz.

Os desdobramentos dessas imersões, vale lembrar, deram corpo à mostra "Terra Comunal - Marina Abramovic + MAI", realizada no ano passado, no Sesc Pompeia.

Não recomendado para menores de 14 anos.

Confira salas e horários

Assista ao trailer

Publicidade
Publicidade