O Melhor de São Paulo - Serviços

Shell e Ipiranga investem em conceitos que vão além do abastecimento

O que o Centro Automotivo Santa Helena, no lado oeste de São Paulo, e o Auto Posto da Fé, no leste, têm em comum?

Eles são os postos de gasolina mais antigos das marcas mais lembradas pelos paulistanos das classes A e B pelo segundo ano consecutivo e sinalizam como esse segmento vem passando por grandes transformações.

O primeiro posto, localizado no número 76 da avenida Corifeu de Azevedo Marques, cujas bombas carregam as cores azul e amarela desde 1966, representa a bandeira Ipiranga, citada por 27%.

O segundo, na avenida Conselheiro Carrão, 3.481, e com identidade em amarelo e vermelho, integra desde a década de 1930 a rede Shell, a preferida de 25% dos entrevistados. Como a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, há empate técnico entre elas.

"Temos clientes que são verdadeiros fãs e se identificam com as nossas comunicações e com as extensões de nossa marca", diz Jeronimo Santos, diretor de varejo da Ipiranga. Ele lembra que desde 2011 a marca trabalha a campanha publicitária "Pergunta lá no posto Ipiranga" com o intuito de se posicionar como um "posto completo".

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Para saber+

  • Shell/Raízen
  • Fundação: 1897, em Londres
  • Chega ao Brasil em 1913
  • Postos: 5.682 (533 deles ficam na cidade de São Paulo)
  • Funcionários: 30 mil

raizen.com e shell.com

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Ipiranga

  • Fundação: 1937
  • Postos: 7.230 (1.872 estão na cidade de São Paulo)
  • Funcionários: 2.864

ipiranga.com.br

"Como resultado, ela virou referência para os brasileiros em diferentes situações", avalia.

"Neste ano, mantivemos o tom lúdico com o carismático personagem Batata em situações inusitadas, ousando nos roteiros e elementos visuais."

A empresa mudou, ainda, a sua rede de lojas de conveniência -vencedora mais uma vez dessa categoria de O Melhor de sãopaulo - Serviços. Foram criadas unidades am/pm especialmente para postos urbanos e outras para vizinhos a rodovias.

A Shell não ficou atrás. Segundo Leonardo Pontes, vice-presidente-executivo comercial da Raízen (licenciada da bandeira Shell no Brasil), o segmento de postos vive uma "grande transformação".

"Muito mais do que apenas vender combustível, os postos estão preocupados em oferecer outras facilidades que os diferenciem de outros estabelecimentos, com ambientes limpos, seguros e convidativos, facilidades no meio de pagamento e uma opção de conveniência de qualidade", diz o executivo da marca, que, apesar da crise, mantém os investimentos.

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Leonardo Pontes, vice-presidente executivo comercial da Raízen

Como São Paulo se encaixa nos planos da empresa?
Leonardo Pontes - É o nosso maior mercado do Brasil. Nossos investimentos em infraestrutura logística, embandeiramento de novos postos com a marca Shell, além da ampliação das nossas ofertas de produtos diferenciados como Shell V Power Racing e serviços como as lojas de conveniência Shell Select reforçam esse posicionamento. Enfatizamos o protagonismo do consumidor na construção da nossa marca, apresentando-nos como parceiros de jornadas.

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Jeronimo Santos, diretor de varejo da Ipiranga

sãopaulo - Como define o paulistano?
Jeronimo Santos - A indisponibilidade de tempo é um fator ainda mais determinante na mudança de comportamento do consumidor em relação a qualquer outra região. A cidade é muito ágil, nunca dorme, e o paulistano é um consumidor bastante exigente, que busca resolver grande parte de suas demandas diárias em um só lugar, com agilidade, conveniência e segurança. Para atender às expectativas e surpreendê-los, buscamos sempre a evolução, a inovação e a diferenciação em nossos produtos e serviços.

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