O Melhor de São Paulo - Serviços

Chevrolet e Volkswagen possuem as melhores concessionárias de SP

Cheirinho de novo, todo zero quilômetro tem. Mas, olfato é pouco para vender carro, ainda mais em São Paulo, Estado líder em compra de veículos no país —28% do volume total de janeiro a abril deste ano, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Para o presidente da entidade, Alarico Assumpção Júnior, numa concessionária, o cliente procura mais. "Segurança, especialização, procedência, promoções", enumera.

Nestes termos, Chevrolet (13%) e Volkswagen (11%) são as preferidas do paulistano, das classes A e B, segundo o Datafolha.

Para o vice-presidente de marketing e vendas da Volkswagen do Brasil, Jorge Portugal, o resultado é a soma da "qualificação da rede de concessionárias, da assertividade nas vendas e do mix de produtos condizente com o consumidor de São Paulo".

Na mesma linha, o vice-presidente de marketing e vendas da GM América do Sul, Ernesto Ortiz, afirma que, além de excelência na venda, é preciso inovar "com tecnologia nunca vista antes num carro."

Os argumentos de ambos se refletem em números: dos 132 mil veículos emplacados no país em abril, 17,4% foram GM, e 13%, VW-líder e vice-líder nacionais naquele mês.

O duelo constante entre as duas gigantes se confunde com a história do carro no Brasil. A Chevrolet, marca da General Motors -do Opala, do Monza, da S10- chegou ao país em 1925, 17 anos após ser inaugurada nos EUA. Já a alemã Volkswagen, de 1938, -do Fusca, do Gol, do Up!- aportou por aqui em 1953. Curiosamente, a primeira sede de ambas foi no Ipiranga, bairro da região sul da capital.

Da Assobrav (Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen) e da Abrac (Associação Brasileira de Concessionárias Chevrolet) vêm outros dois pontos essenciais na escolha de um carro: "encantamento pela marca", como diz o presidente da primeira, Luis Eduardo Guião; e "confiança", como afirma o superintendente da segunda, Décio Farah.

Vem deles também uma constatação para este ano: a despeito deste reconhecimento do público, ambas não planejam crescer em 2016, quando a expectativa é vender 18,6% a menos em comparação com 2015.

*

Para saber +

Chevrolet

  • Fundada nos EUA em 1908
  • No Brasil desde 1925
  • 1ª concessionária abre em 1925
  • Concessionárias: 580 (BR); 160 (Estado SP); 36 unidades (SP capital)
  • chevrolet.com.br
  • abrac.com.br

Volkswagen

  • Fundada na Alemanha em 1938
  • No Brasil desde 1953
  • 1ª concessionária abre em 1953
  • Concessionárias: 600 (BR); 161 (Estado SP); 27 unidades (SP capital)
  • vw.com.br
  • assobrav.com.br

*

Jorge Portugal - vice-presidente de marketing e vendas da Volkswagen do Brasil

sãopaulo - Como as concessionárias da Volks diferenciam-se das correlatas de outras marcas?
Portugal - Com altos e exclusivos padrões de atendimento. Para isso, temos o Centro de Treinamento em São Paulo -o maior da marca na América Latina. O espaço conta com equipamentos de última geração, além de profissionais especializados para treinamento e formação de vendedores, consultores, mecânicos e gestores. A compra de um veículo pode representar a realização de um sonho. Por isso, atenção total à satisfação do cliente.

*

Ernesto Ortiz - vice-presidente de vendas e marketing da GM América do Sul

sãopaulo - Como as concessionárias da Chevrolet diferenciam-se das correlatas de outras marcas?
Ortiz - Com o portifólio mais completo do mercado e cobertura nacional e padronizada. Temos ainda: o Serviço Chevrolet, em que o cliente agenda o atendimento diretamente com o especialista; a tecnologia exclusiva OnStar, com conectividade e prestação de serviços integrados; e a Universidade Chevrolet, em que treinamos os colaboradores de nossos concessionários, que vivenciam e aprendem colocando-se no lugar do cliente.

Publicidade
Publicidade