O Melhor de São Paulo - Serviços

Metrô é o melhor serviço de transporte de SP, segundo pesquisa Datafolha

Assim como tantos vizinhos de obras do metrô, Paulo Menezes, 56, é adepto da "vistoria via janela". Do imóvel onde mora no Campo Belo, na zona sul paulistana, o presidente da empresa de trens costuma dar uma olhada em um dos pontos de obra de expansão da linha 5-lilás. "Sábado, vou fazer feira e dou uma passadinha lá também. E ali andou bem, está quase pronto."

Três estações dessa linha devem ser as próximas a serem abertas na cidade. "Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin", diz Menezes, com uma mapinha da rede em mãos. "Essas estão programadas para entrar em operação em julho de 2017."

O executivo responde, mesmo antes de ser perguntado, à ansiedade dos moradores, que querem saber quando terão novas linhas à disposição. Isso porque o metrô é considerado pelos paulistanos o melhor serviço de transporte de São Paulo por 54% dos entrevistados das classes A e B.

O favoritismo acentua-se entre moradores da zona norte (63%) e pessoas com mais 41 anos (59%) e ensino superior (60%). Trata-se do segundo ano em que o metrô aparece no topo.

"A rapidez do sistema ainda é o chamariz para o usuário do transporte público", diz Menezes. "Ele sabe que pegará o metrô aqui e descerá lá no prazo esperado. Aliás, quando isso não acontece, é que vem a reclamação." Mas, é claro, ainda há muito o que melhorar. São Paulo, diz ele, está entre os melhores no intervalo de circulação dos trens, limpeza e custo de energia, mas fica para trás na segurança dentro dos trens e das estações e na venda de bilhetes. Reduzir filas e ter um atendimento melhor também constam das metas.

*

Para saber +

  • Fundação: 1968
  • Funcionários: 9.436
  • Transportou 422,5 milhões de passageiros de janeiro a abril (inclui a linha 4 - amarela)
  • 78,3 quilômetros de rede
  • www.metro.sp.gov.br
  • Tel. 0800-770-7722

*

Paulo Menezes, diretor-presidente do Metrô

O número de passageiros teve o menor crescimento dos últimos dez anos. A que o sr. credita essa queda?
Estamos perdendo demanda, e tenho de fazer ajustes diários. Estou perdendo por volta de 70 mil passageiros por dia. Existe uma crise. Não sou eu que estou dizendo. Mesmo quando tivemos uma marolinha em 2008 e 2009, não tivemos esse problema.

Publicidade
Publicidade