O Melhor de São Paulo - Serviços

Líder no mercado de SP, Cobasi é o pet shop preferido nas regiões oeste e sul

É domingo, e Lola está afoita. Acabou de vestir sua coleira e, por conta da movimentação na casa, sabe que vai passear. Entra no carro, coloca as patas na janela e acompanha, atenta, o movimento da rua. Quando chega à Cobasi, na avenida Ricardo Jafet, região sul de São Paulo, ela salta do veículo e puxa a guia como quem diz: "Vamos logo!".

Com seus míseros 2 kg, a yorkshire desaparece ao entrar na espaçosa loja que ocupa 1.600 m², com ao menos 20 mil produtos. A oferta ali é farta e diversificada: ração super premium, tapetes higiênicos, brinquedos (à prova dos dentinhos afiados) e escova para os pelos.

A loja também é um espaço para integração, onde Lola faz novas amizades, não necessariamente com "coleguinhas" da sua espécie. A fauna é vasta por ali e logo a cachorrinha troca "contatos" com um porquinho que caminha, sossegado, pelos corredores iluminados.

É nesse clima de passeio em família que a Cobasi se tornou um dos pet shops mais populares da cidade de São Paulo. Pela pesquisa Datafolha, ele é o mais citado pelos paulistanos das classes A e B, com 13%, índice que sobe para 20% na região sul e para 22% na oeste.

"Nossa estratégia é tratar a empresa como uma experiência, não só como um pet shop", diz o sócio-diretor Ricardo Nassar, 44. "O cliente vai lá para se divertir. Por acaso, compra a ração." Ricardo, um dos três filhos do descendente de libaneses Rames Nassar, recebeu a empresa de herança do pai quando ela ainda era uma loja de produtos agropecuários.

A mudança de foco começou no fim dos anos 1980, quando os proprietários fizeram um teste e colocaram pacotinhos de ração Purina, hoje controlada pela Nestlé, nas prateleiras que só tinham espaço para adubos e carrapaticidas.

Os 20 primeiros foram vendidos no mesmo dia. A demanda de mercado era evidente. De lá para cá só aumentou. Mesmo em ano de recessão, a rede está crescendo: inaugurou a trigésima nona unidade neste mês e tem ao menos mais oito contratos fechados para 2016. Cada loja nova não sai por menos de R$ 2 milhões, diz o diretor. "Poderia ter sido uma expansão mais acelerada, mas não vamos parar. Temos que aproveitar esta fase de reajuste dos preços de imóveis e aluguéis que estavam estratosféricos para implantar novas lojas", afirma Nassar.

A equipe, que somava 2.000 funcionários em 2015, chegou aos 2.400 neste ano. A Cobasi também saiu do eixo São Paulo-interior. Além da recém-aberta loja de Curitiba, no Paraná, vai chegar a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul -as obras do espaço, dentro do shopping Iguatemi, já foram iniciadas e a expectativa é abrir as portas em setembro.

"Quando a locomotiva voltar a andar, estaremos bem preparados." Lola, o porquinho e seus donos assim esperam!

*

PARA SABER +

  • Fundação: 1985
  • Unidades: 39 lojas espalhadas pelo país (22 unidades na Grande São Paulo)
  • A primeira loja foi aberta na Vila Leopoldina (zona oeste)
  • Conta com um mix de, ao menos, 20 mil itens destinados a animais de estimação
  • cobasi.com.br

*

Ricardo Nassar, sócio-diretor da Cobasi

Como se encontra o setor neste momento delicado?
O setor estava fazendo "trade up", que é a troca de produtos de valor agregado menor por outros de valor agregado maior. Com a crise, estamos vivendo o oposto, um "trade down". As pessoas não deixam de alimentar seus animais, é claro, mas param de comprar uma ração super premium e compram uma ração premium ou de nível inferior, por exemplo. Isso é péssimo para o mercado.

Como a empresa se posiciona em meio a esse quadro?
Nós não vamos deixar de investir porque acreditamos no Brasil e nas bases de nossa economia, que são muito boas. Esperamos que um novo modelo econômico surja e nos tire dessa lama. Mas o tempo de recuperação é demorado, o motor está quebrado e acho que só teremos retorno depois de 2018. Não vai acontecer um milagre.

Como o senhor define a rede de lojas Cobasi?
É um produto, não é apenas um pet shop. Criamos uma experiência de compra para o consumidor e pensamos nos detalhes. É aquele segredo que você aprende na primeira aula de marketing da faculdade: tem que ter um "plus" no produto. E o nosso produto, graças a Deus, agrada.

Publicidade
Publicidade