Mostra na Casa de Vidro reúne mobiliário criado por Lina Bo Bardi

A partir deste domingo (29), a Casa de Vidro, primeira obra de Lina Bo Bardi (1914-1992) construída, recebe uma mostra dedicada aos mobiliários criados pela arquiteta italiana naturalizada brasileira.

Intitulada "O Impasse do Design: Mobiliário de Lina Bo Bardi: 1959-1992", a exposição foca a segunda parte de sua trajetória no design, que compreende as décadas de 1960 e 1990.

Dentre as 13 peças originais exibidas, a ênfase é nos trabalhos criados para o Museu de Arte de São Paulo, o Museu de Arte Moderna da Bahia e o Sesc Pompeia —um exemplo são as cadeiras presentes na área de convivência da instituição.

Paquito/Divulgação
Peças elaboradas por Lina Bo Bardi para o Sesc Pompeia
Peças elaboradas por Lina Bo Bardi para o Sesc Pompeia

"Lina criticava o fato de o design moderno estar se transformando em uma produção de objetos de consumo descartáveis, perdendo sua força renovadora", explica o curador Renato Anelli. "Ela estava sintonizada com a emergência do pensamento ecológico e ambiental, a questão do desperdício", completa.

A ideia da mostra é não apenas trazer o pensamento de Lina, mas mostrar de que forma ele aparece em suas próprias criações.

Também integram a seleção fotografias, protótipos, desenhos e documentos pertencentes ao acervo do Instituto Bardi, criado pela arquiteta e por seu marido, Pietro Maria Bardi, nos anos 1990.

Casa de Vidro. R. Gen. Almério de Moura, 200, Vila Tramontano, região oeste, tel. 3743-3875. Qui. a dom.: 10h às 16h. Abertura: 29/5, 10h às 16h. Até 31/7. Livre. Visita monitorada p/ institucional@institutobardi.com.br (p/ grupos acima de 15 pessoas). GRÁTIS

Publicidade
Publicidade