Clássico de Jorge Amado, 'Gabriela' estreia em versão teatral

Há oito anos, o diretor João Falcão começou a pensar no desafio de transformar o romance "Gabriela, Cravo e Canela" (1958), de Jorge Amado, em um musical. Já contada em um filme e em três novelas, a história clássica agora tem a cantora paraense Daniela Blois no papel principal, eternizado por Sonia Braga na Rede Globo, em 1975. Ela foi escolhida entre mais de 700 candidatas.

"Gabriela, um Musical", que estreia na quinta (9) no Teatro Cetip, fala sobre o amor entre Nacib e a protagonista, tendo como pano de fundo as transformações culturais, políticas e econômicas nos anos 1920 na Bahia.

Na trama, que se passa em 1925, em Ilhéus, o rapaz sírio começa a reparar na beleza e nos encantos da garota, que chega à cidade vestida com trapos. Eles se casam, mas Gabriela, com seu espírito livre, não consegue evitar conflitos causados pelas obrigações conjugais .

A nova adaptação teatral investiu em uma abordagem mais abstrata se comparada ao que o público se acostumou a ver nas telas. No cenário, há até armações de metal e esteiras rolantes.

Durante o espetáculo, uma banda com cinco músicos toca ao vivo um repertório eclético em estilos e épocas, sob a direção musical de Tó Brandileone, integrante do conjunto 5 a Seco.

Na trilha estão canções de Dorival Caymmi, Tom Jobim, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Martinho da Vila, Lulu Santos, Gonzaguinha, Arnaldo
Antunes e Marisa Monte.

Teatro Cetip - Complexo Aché Cultural. R. Coropés, 88, Pinheiros, tel. 4003-5588. 627 lugares. Qui. e sex.: 21h. Sáb.: 17h e 21h. Dom.: 18h. Estreia: 9/6. Até 7/8. 160 min. 12 anos. Ingr.: R$ 30 a R$ 190. Ingr. p/ ticketsforfun.com.br.

Publicidade
Publicidade