Com novo curador, MuBE busca dinamizar sua programação

Neste fim de semana, o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), vizinho do MIS, na região oeste, inaugura três mostras: duas individuais, de Albano Afonso e de Raul Mourão, e uma instalação sonora de Chiara Banfi e Kassin.

A programação é parte do "Novo MuBE", como vem sendo chamada esta fase do museu, que passa a ter curadoria de Cauê Alves —ele se despede, após dez anos, do posto de curador do Clube de Gravura do MAM.

"Um começo é valorizar o MuBE como lugar de encontro, dando uma vida nova a ele a partir de atrações que dialoguem com a cidade", afirma Alves.

Divulgação
Obra de Albano Afonso com cristais integra exposição individual do artista no MuBE
Obra de Albano Afonso com cristais integra exposição individual do artista no MuBE

Outro passo, além de dinamizar o espaço, há anos alvo de críticas por inatividade, é olhar para o próprio acervo.

"As peças estão em exposição permanente há quase 20 anos", comenta. "A proposta é que elas sejam restauradas e que possam ter uma 'itinerância'."

Nestas primeiras mostras —ainda tímidas, já que o "Novo MuBE" deve começar a valer a partir de 2017—, os trabalhos se relacionam com os espaços do museu, cuja construção é obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Em "Você Está Aqui", de Raul Mourão, Alves explica que as peças parecem "beliscar o museu". As obras são estruturas modulares feitas de tubos e braçadeiras utilizadas na construção civil.

Já "Em Estado de Suspensão", Albano Afonso apresenta móbiles com cristais que pendem do teto e são iluminados por um canhão de luz, projetando reflexos nas paredes.

Por fim, "Fase 3", experiência criada por Banfi e Kassin, traz sons do espaço captados pela Nasa e mixados pelos artistas. A ideia é proporcionar uma viagem espacial e estimular o público a prestar atenção na musicalidade do espaço externo da instituição.

Av. Europa, 218, Jardim Europa, região oeste, tel. 2594-2601. Ter. a dom.: 10h às 19h. Até 31/7. Livre. GRÁTIS

Publicidade
Publicidade