Festival na avenida Paulista mescla arte eletrônica e contemporânea

Uma espécie de teia de aranha feita de fita adesiva extrapola o espaço expositivo do Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso, na avenida Paulista. A instalação, criada pelo grupo europeu Numen/For Use, integra a 17ª edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), que começa na terça (12).

Além dessa, outras 330 obras compõem a mostra, que, neste ano, se norteia pelo conceito de ultrapassar os limites, tanto os físicos —no caso de uma instalação que se funde à própria arquitetura do prédio— quanto os tecnológicos. "Os games, por exemplo, apropriam-se de elementos das animações", comenta Paula Perissinoto, que divide a curadoria com Ricardo Barreto.

Trabalhando com linguagens experimentais, as produções artísticas mesclam arte eletrônica e contemporânea -elas foram selecionadas a partir de inscrição em edital, que contou com cerca de 800 projetos.

As obras escolhidas dividem-se em categorias como animações e games, gif, videoarte, instalação e experiências de realidade virtual, com uso de óculos 3D.

Entre os destaques da mostra está "Robinson", uma escultura do artista Ting-Tong Chang feita a partir de elementos de robótica e animação, e a instalação "Be Boy Be Girl", dos holandeses Frederik Duerinck & Marleine van der Werf. Trata-se de uma obra multissensorial (visão, audição, tato e olfato são solicitados) que leva o visitante a uma praia do Havaí, onde ele pode experimentar vivenciar sensações no corpo de um homem ou de uma mulher.

Há, ainda, "The Night Cafe", um ambiente imersivo de realidade virtual criado pelo norte-americano Mac Cauley. O trabalho permite explorar o universo do pintor Vincent van Gogh (1853-1890).

Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso - Galeria de arte digital Sesi-SP. Av. Paulista, 1.313, Bela Vista, região central, tel. 3146-7406. Seg. a dom.: 10h às 20h. Abertura: 12/7. Até 28/8. Livre. GRÁTIS

Publicidade
Publicidade