Casa de Arthur Zanetti, São Caetano do Sul tem parcerias para a formação de atletas

Já imaginou iniciar a sua primeira aula de ginástica artística e se deparar com o único campeão olímpico do Brasil na modalidade? É o que ocorre na Associação de Ginástica di Thiene, a segunda casa de Arthur Zanetti, 26.

O atleta treina no centro de ginástica do bairro Olímpico, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, desde os sete anos. Ouro nas argolas em Londres-2012, ele busca mais uma medalha no Rio nesta segunda (15).

Inicialmente, a tietagem no clube rola solta. No entanto, depois, os alunos se acostumam com a presença do ídolo, como se ele fosse um deles.

"Muitas [crianças] nem sabem que o Arthur treina aqui. Então o primeiro contato sempre é maior, até dos pais", afirma Salete Meneguello, coordenadora da associação. "E esse contato, de vê-lo nas argolas todos os dias, é precioso."

Além das argolas, o espaço oferece outros aparelhos da ginástica artística, como solo, cavalo com alça e barras paralelas.

A associação em que Zanetti surgiu é um dos exemplos de modelo adotado no país para a formação de atletas de alto rendimento. Diferentemente dos Estados Unidos, por exemplo, onde o esporte está intrinsecamente ligado à educação, aqui é mais comum a preparação em clubes e por meio de parcerias pontuais.

Conhecido pelo nome Agith, o clube surgiu em 1993, resultado de um convênio entre a prefeitura de São Caetano do Sul e uma associação de pais. Para se manter, o local se vira como pode, com campanhas pela cidade e até rifas.

A visibilidade do ouro de Zanetti ajudou o clube a ganhar equipamentos importados, graças a doação de uma empresa privada —aliás, por lei, a prefeitura não pode importar aparelhos.
Para colaborar com a manutenção do espaço, é cobrada uma taxa de R$ 50 de cada aluno —e caso ele mostre aptidão, a brincadeira pode virar coisa séria, quiçá olímpica.

POLIESPORTIVO

A associação e sua ginástica artística estão no alto do pódio da cidade. Mas São Caetano oferece treinamento em vários esportes, como badminton, atletismo, basquete, caratê (olímpico a partir de 2020), futebol, tênis de mesa, vôlei e natação. Tudo por meio do PEC (Programa Esportivo Comunitário), projeto em parceria com clubes locais, voltado para alunos da rede pública, mas que se estende para crianças de outros locais.

O Serc Santa Maria é o que abriga mais modalidades, como a natação. Os alunos que se destacam recebem atenção especial a partir dos 7 anos, em um programa de base. Aos 13, são encaminhados para a natação competitiva, visando o alto rendimento.

Das piscinas de lá já surgiram nomes como Daynara de Paula, que treinava no clube quando conseguiu índice para sua primeira Olimpíada, em Pequim-2008, aos 18 anos, e Marcos Macedo, que nadou os 100 m borboleta no Rio.

Agith. Av. Pres. Kennedy, 2.680, tel. 4220-1970. SERC Santa Maria. R. Pelegrino Bernardo, 1.301, tel. 4224-1322.

Publicidade
Publicidade