Mãe reúne voluntárias para cuidar dos filhos de candidatas nos dias de Enem

São muitas as preocupações de quem vai prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ter um bom desempenho, chegar no horário, terminar a prova, ser aceito na universidade escolhida. Mas, para mulheres com filhos, a lista de problemas aumenta: onde ficarão as crianças durante os dois dias de exame?

Foi pensando nisso que a jornalista Fernanda Vicente, 36, fez uma postagem em seu perfil do Facebook se disponibilizando a cuidar, gratuitamente, dos filhos de mulheres que vão fazer a prova em novembro. Embora a reação das mães tenha sido cautelosa, a ideia agradou a outras mulheres, que rapidamente se interessaram em ajudar.

"Começou a aparecer um monte de mulheres de todos os lugares do Brasil se oferecendo para fazer a mesma coisa em suas cidades", conta ela, que decidiu criar uma página, Mães no Enem, para reunir as voluntárias.

"Eu sou mãe e sei da dificuldade que é conciliar maternidade e estudo, então eu quero e vou ajudar", diz Fernanda, que mora na Baixada Santista.

Reprodução
Mãe cria página para reunir voluntárias que vão cuidar dos filhos de candidatas no dia da prova do Enem
A página "Mães no Enem"

Não demorou muito para a iniciativa se espalhar por grupos de mulheres e páginas no Facebook. Foi assim que Ana Bavon, fundadora de uma rede colaborativa de mulheres e consultora jurídica, ficou sabendo do projeto. Preocupada com os detalhes da relação entre mães e voluntárias, se propôs a ajudar criando formulários de inscrição e um termo de responsabilidade.

Para participar, é preciso ter no mínimo 18 anos e preencher uma ficha cadastral, além de enviar uma cópia do RG e de um comprovante de residência. Quando aprovadas, entram para um banco de dados, que também reúne informações das mães inscritas.

O projeto coloca as interessadas em contato, mas a escolha da voluntária e o combinado definitivo fica a cargo das mães. Se tudo correr bem, mãe e voluntária devem assinar um termo de responsabilidade.

"Eu gostei muito do projeto, porque tem mãe que precisa desse apoio e tem gente querendo apoiar. Então, não custa nada fazer o mínimo para que essa relação seja segura", afirma a consultora.

MAMÃES OU NÃO

Até esta quarta-feira (17), com menos de uma semana de criação da página, a iniciativa já contava com mais de 120 nomes –todos de mulheres– em 13 Estados brasileiros. O objetivo, segundo Fernanda, é ter inscritas em todas as cidades até o dia da prova, marcada para o fim de semana dos dias 5 e 6 de novembro.

Com a estrutura montada, falta agora conquistar a confiança das mães. "A recepção tem sido muito boa, já recebi mensagens de mães que querem participar, mas estão meio ressabiadas, o que é natural. É muito complicado tomar conta do filho de outra pessoa, é uma responsabilidade imensa", conta Fernanda.

Segundo ela, a ideia é que as voluntárias conheçam pessoalmente mães e crianças antes da data do exame.

Publicidade
Publicidade