Chef Claude Troisgros é premiado por 'conjunto da obra' entre melhores da América Latina

Foi anunciado nesta terça-feira (23), em Londres, o vencedor da categoria "conjunto da obra", que leva em conta sua contribuição na gastronomia ao longo da carreira, do prêmio dos 50 melhores restaurantes latino-americanos de 2016. O laureado é o chef francês mais brasileiro de que se tem conhecimento, Claude Troisgros, do restaurante carioca Olympe (e outros, como CT Brasserie e CT Boucherie).

A categoria faz parte do 50 Best América Latina, ranking dos 50 melhores restaurantes da região (um desdobramento do ranking mundial). A entrega dos prêmios acontecerá em 26 de setembro, em cerimônia na Cidade do México.

Zanone Fraissat - 13.jun.2012/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 13-06-2012: O chef Claude Troisgros durante jantar beneficente em prol do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba que aconteceu no Hotel Hyatt em São Paulo (SP). (Foto: Zanone Fraissat - Folhapress / MONICA BERGAMO)
O chef Claude Troisgros, do Olympe, no Rio

É a quarta vez que um chef é premiado pelo conjunto da obra ("Diners Club Lifetime Achievement"), desde 2013 —os vencedores anteriores foram Gastón Acurio (Peru), Alex Atala (Brasil) e Enrique Olvera (México).

Filho de uma eminente família de chefs franceses da cidade de Roanne, Claude Troisgros veio ao Brasil em 1979 para trabalhar no hotel Rio Palace no Rio de Janeiro —e nunca mais voltou.

Amante dos esportes de natureza, identificou-se com a cidade, casou-se, abriu restaurante em Búzios, depois no Rio, e passou a explorar e valorizar os ingredientes brasileiros de uma forma que os chefs nativos nunca haviam feito.

Usando técnicas francesas em ingredientes locais, foi moldando uma cozinha autoral inspirada na "nouvelle cuisine" francesa, mas marcada por sabores brasileiros.

Mesmo na curta temporada em que viveu em Nova York, à frente do restaurante CT, Claude manteve sua casa carioca em funcionamento. Hoje, o restaurante que tinha seu nome, sempre no mesmo local (uma casinha de esquina no Jardim Botânico), foi rebatizado de Olympe (nome de sua mãe) e tem como chef titular seu filho Thomas Troisgros.

Carismático, Claude vive há anos também uma outra faceta, a de celebrity-chef, que explodiu com seu programa de TV "Que Marravilha", no canal GNT. Mas não deixa de participar da vida de seus restaurantes, e até mesmo recusa participar de publicidade de produtos alimentícios, para manter a imagem de qualidade das casas que comanda.

OLYMPE.
Onde R. Custódio Serrão, 62, Lagoa, Rio, tel. (21) 2539-4542, troisgrosbrasil.com.br

JOSIMAR MELO é presidente do júri brasileiro do World's 50 Best Restaurants

Publicidade
Publicidade