Conheça as plantas que vão bem dentro e fora casa e saiba como mantê-las

Com os cuidados certos, todo cantinho da casa (ou do apartamento) pode ganhar um vaso de planta. Veja quais espécies vão bem em cada espaço e os cuidados básicos para mantê-las sempre bonitas e saudáveis.

Pouca luz

Ilustração Ana Matsusaki

Hoje, a moda é ter um jardim dentro de casa. Mas nem tudo vinga em ambientes internos -principalmente pela falta de sol. A chamaedorea (palmeirinha), a orquídea borboleta, a begônia elatior e a columéia se adaptam bem em espaços com luz difusa e sem vento. E é ideal que os vasos fiquem nos locais mais claros -no máximo a três metros de distância de janelas e portas. A violeta africana, o lírio da paz e o antúrio suportam bem a umidade e podem enfeitar o banheiro. Procure deixá-las longe do vapor quente do chuveiro.

Na sacada

Ilustração Ana Matsusaki

O desafio de ter plantas na sacada é manter a terra úmida, já que é um espaço com muito vento -que resseca mais que o sol. As espécies mais resistentes são as que têm folhagem fina e fechada, como o buchinho, o rabo-de-gato, a russélia e o cacto-estrela. Para mantê-las sempre bonitas é preciso adubar regularmente e deixar o solo sempre molhado.

No jardim

Ilustração Ana Matsusaki

É ideal para plantar manjericão, hortelã, cebolinha e outros temperos de horta que precisam de, no mínimo, quatro horas de sol. As suculentas, que gostam de ambientes secos, vão bem nesse espaço. Faça a rega de manhã ou no fim da tarde -nunca no sol quente!

Fontes: Carol Costa, jardineira e criadora do site Minhas Plantas; Claudia Muñoz, paisagista; Marisa Lima, paisagista

*

ONDE COMPRAR

Shopping Garden
shopgarden.com.br. Av. República do Líbano, 1.789 - Jardim Luzitania, tel. 5051-6676.

Cia das Folhas
ciadasfolhas.com.br. R. Guaipá, 1443 - Vila Leopoldina, tel. 3831-0300

Cacteria
cacteria.com.br

Oito minhocas
elo7.com.br/oitominhocas

Mandacaru Terrário
facebook.com/mandacaruterrario, @mandacaru_terrarios ou mandacaru.terrarios@gmail.com

Feira de Flores (Ceagesp)
ceagesp.gov.br. Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946, Vila Leopoldina. Ter. e sex.: 0h às 9h30, no Pavilhão Mercado Livre do Produtor. Seg. e qui.: 2h às 14h, na Praça da Batata

Publicidade
Publicidade