Guia reúne dicas para comer bem gastando R$ 20 nas periferias de SP

Comer bem gastando em média R$ 20. Você ainda pode fazer isso em São Paulo, mas vai ter que olhar mais longe. E, para tal, pode contar com um aliado: o guia "Prato Firmeza", que reúne 40 dicas de restaurantes bons, bonitos e baratos nas periferias de São Paulo.

Produzida por dez alunos de 15 a 21 anos da escola de jornalismo Énóis, a publicação surgiu em 2013 na internet, mas ganhou sua primeira versão impressa neste ano. "Começamos a perceber que havia muita coisa para ser mapeada e que isso podia virar um produto mais robusto", diz Amanda Rahra, cofundadora da Énóis.

Ajudados pela captação de recursos via Lei Rouanet, os jovens exploraram todas as zonas da cidade e mapearam cerca de cem lugares desconhecidos da imprensa.

Eles foram divididos em três categorias: "junta mais" (para levar os amigos), "para ir com o 'crush'" e "sai rolando" (para quem quer comer de verdade).

Para o guia em papel, afirma Amanda, foram selecionados os locais mais emblemáticos e que ajudam a contar a história da cidade.

Agora, a ideia é renovar a publicação anualmente, com ainda mais restaurantes mapeados. "Queremos transformar o 'Prato Firmeza' em um guia de muitas edições", diz.

Quem se interessou pelo passeio pode acessar o mapeamento e comprar o guia impresso no site da escola (enoisconteudo.com.br). Parte de seus criadores estará nesta segunda (5) no Centro de Formação do Sesc, na Bela Vista, para falar sobre o projeto.

Centro de Formação - Sesc. R. Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar, tel. 3254-5600

Publicidade
Publicidade