Novas marcas fazem roupas infantis sem distinção entre meninos e meninas

Paulo Dandrea/Divulgação
Marca infantil marca Ateliê Cui cui. foto Paulo Dandrea/Divulgação
Crianças com roupas do Ateliê Cui Cui

É menino ou menina? É só a barriga aparecer que a clássica pergunta se torna inevitável. Às vezes, nem mesmo quando o bebê nasce a resposta é evidente. Se os pais optam, por exemplo, por não furar a orelha das garotinhas, mais difícil ainda de escapar dela.

"Até hoje me perguntam se a Violeta é menino ou menina, também por conta das roupas que ela usa", conta Daniela Gimenez, mãe de uma criança de 2 anos, figurinista e dona da marca infantil LegLeg. "Recentemente vi uma senhora perguntando para uma mãe se o filho dela, que era evidentemente um garoto, era menino ou menina. Percebi que a dúvida era porque ele vestia uma legging, que, para aquela senhora, provavelmente, é roupa de menina", conta.

Quem frequenta as feiras, bazares, e mesmo os perfis de Instagram de novas marcas de vestuário, produtos e serviços infantis já deve ter percebido que elas querem deixar para trás essa história de roupas de menina e menino.

Embora ainda seja um movimento que engatinha, estão começando a pipocar no mercado marcas de moda infantil que têm como proposta a não distinção de gênero. A LegLeg, de Daniela, é uma delas. Em agosto do ano passado, lançou a primeira coleção da leggings unissex para crianças de 0 a 6 anos. "O que me motivou foi a dificuldade que eu tinha de encontrar roupas que eu gostasse para a minha filha. Tudo o que eu via nas lojas tinha muito frufru, lacinho, ou era cor em tom pastel", lembra.

O excesso de frufrus nas peças destinadas às meninas também incomodava Fabiana Tarantino Zurita em suas andanças atrás de coisas para a filha, de 3 anos. "Na minha opinião, a moda para criança deveria ser unissex. Não me identifico com aquela pegada miniadultinho, que é o que muitas marcas grandes fazem", afirma ela, dona da loja on-line Ateliê Cui Cui.

"Nossa proposta é também desenvolver a autoconfiança e a liberdade de escolha das crianças desde a primeira infância. É fazer com que elas mesmas possam escolher com que peça e desenhos mais se identificam, misturar estampas, de acordo com seu gosto, que é um gosto puro", explica ela, autora dos desenhos que estampam as peças.

A Nó&Nó é mais uma recém-nascida nesse ninho virtual. Lançada na rede há 3 meses, é uma marca familiar comandada pela avó Corina, a mãe Larissa Naracci e a tia Joana, que já trabalhavam com o universo da moda antes de gestarem a ideia da marca, que veio com a gravidez de Larissa. As roupas, além de prezarem pelo conforto, têm estampas neutras, sem motivos necessariamente infantis, uma das características da grife.

Este, aliás, é um cuidado que Maria Pessoa, dona da marca de enxovais infantis Pessoinha, também tem: o de não estereotipar as peças com estampas ou cores consideradas infantis. "Acho que é uma forma de não subestimar a capacidade de compreensão dos bebês e também de estimular o repertório deles", explica.

Os temas de suas coleções navegam pelo universo cultural brasileiro. "Fizemos a coleção Rio de Janeiro, a Iemanjá, a 'Olha pro Céu', inspirada nas festas juninas, e as de carroceria de caminhão", conta.

COMIDINHAS

Além de proporem uma revisão no vestuário dos pequenos, as novas marcas infantis investem também na busca por alimentação mais natural e ecologicamente correta.

Há mais de um ano no mercado, a Papababa, das sócias Diana Brito, Eve Roumilhac e Mariana Michalany, produz comidinhas orgânicas para pequenos de 6, 9 e 12 meses (ou mais), pensadas de acordo com a fase alimentar de cada bebê. Todas são servidas em potes de vidro e retornáveis, com tampas descartáveis.

Na Parangolé, marca de produtos para festas queridinha de pais modernos, os produtos são biodegradáveis e/ou reutilizáveis. As sócias Raquil Lange e Maria Mazzucchelli desenvolveram utensílios como talheres de madeira, toalhas de pano, e copinhos e pratinhos de papel cartonado de olho na mensagem do consumo responsável.

-

Para conhecer melhor:

Cantarola
Meias coloridas e sem distinção de gênero para crianças.
cantarola.com

Roupa para Brincar
Leggings do baby ao adulto, com conforto, cor e proteção UV.
roupaparabrincar.com

Mini.mi estúdio
Moda minimalista, sem gênero e confortável para bebês de 0 a 36 meses.
minimiestudio.com

Luca & Jack
Roupas feitas a partir de tecidos indianos para mãe e filhos.
lucaandjack.com.br

Little Land
Produtos infantis feitos de tricô eco friendly.
@littleland no Instagram

Goodi acessórios
Colares 100% de silicone, para os pais usarem.
goodi.com.br

LegLeg
Calças justinhas e modernas para crianças.
@legleg no Instagram

Papababa
Comidinhas caseiras e orgânicas para os pequenos.
papababa.com.br

Parangolé
Produtos biodegradáveis para festas infantis.
parangole.com.br

Publicidade
Publicidade