Câmara Fria tem chope de premiada cervejaria mineira, pizzas e coxinhas

Helena Peixoto/Folhapress
São Paulo; SP; Brasil; 10-01-2017: Bar Camara Fria. (foto Helena Peixoto/Folhapress)
Cervejas do Câmara Fria, em Moema

De um a dez. Ou do copo simples e refrescante ao intenso petróleo. Quem está por trás do Câmara Fria queria mesmo era pegar pela mão e conduzir o bebedor por uma escala. De cerveja fresca.

Os sócios da Companhia Tradicional do Comércio, a mesma que abriu o bar Original 20 anos atrás, estavam assistindo à chegada de torneiras e mais torneiras de chope à capital paulista.

"Vimos um grande salto. E ficou uma lacuna. Muita gente não entendia como seguir e acabava pulando da pilsen refrescante e habitual para a imperial IPA. E algum bar poderia ajudar nesse processo, numa transição suave", diz Ricardo Garrido, um dos sócios. "Um bar amigável em um mercado extremado demais."

E no depósito de cadeiras que ficava no segundo andar do Original foi feita uma reforma "tranquila, de tempos de crise", deixando a câmara fria que abriga os barris bem à vista. No andar de baixo, a porta de ferro leva para a estreita escada, como poderia ser em um speakeasy.

As torneiras são abastecidas por chopes da Wäls, a premiada cervejaria mineira comprada pela AB InBev em 2015, que até então não chegava a São Paulo. Os barris saem da fábrica de Belo Horizonte semanalmente para o bar. "E o chope fresco é a coisa mais complicada da operação", diz Garrido.

Na segunda página do cardápio, quatro sabores de pizza, individuais e para comer com a mão, que lembram os da Bráz, casa irmã. De hora em hora, o garçom passa com coxinhas recém-saídas da fritadeira. "Acho que nossa função nessa bagunça é tentar descomplicar. Fazer o simples bem feito."

R. Graúna, 137, Moema, tel. 5093-9486. Ter. e qua., das 18h à 1h. Qui a sáb., das 18h às 2h. Dom., das 18h às 23h. Chopes de R$ 10 a R$ 18 (250 ml)

Publicidade
Publicidade