EUA vencem 'Copa do Mundo da gastronomia'; Brasil fica em 15º lugar

Laurent Cipriani/Associated Press
Mathew Peters of USA, center, celebrates on the podium with his teammates after winning the "Bocuse d'Or" (Golden Bocuse) trophy, with Christopher William Davidsen of Norway, far left, who finished second, and third placed Viktor Andresson of Iceland, far right, in Lyon, central France, Wednesday, Jan. 25, 2017. The contest, a sort of world cup of the cuisine, was started in 1987 by Lyon chef Paul Bocuse to reward young international culinary talents. (AP Photo/Laurent Cipriani) ORG XMIT: CIP119
O chef americano Mathew Peters no centro, comemora o título com seus colegas

Os Estados Unidos venceram, nesta quarta-feira (25), a 30ª edição do Bocuse d'Or, competição considerada a "Copa do Mundo da gastronomia". Depois de cinco horas e meia de prova, o chef Mathew Peters subiu ao lugar mais alto do pódio com sua equipe.

Em seguida vieram os noruegueses, comandados pelo chef Christopher William Davidsen, e então os islandeses, com o chef Viktor Andrésson encabeçando o time.

A equipe brasileira, que tinha a chef alagoana Giovanna Grossi à frente dos preparos, ficou em 15º lugar. Grossi, 25, venceu a etapa nacional no concurso, em 2015, no Rio de Janeiro, e se preparou sob a tutela do chef francês Laurent Suaudeau. Ela foi a primeira mulher a representar o Brasil na etapa final do Bocuse d'Or.

Nesta edição do campeonato, o comitê organizador propôs temas para as receitas que os participantes teriam que preparar. O prato apresentado em bandeja foi o "frango de Bresse com mariscos", interpretação da versão lionesa de "frango com lagostim". O segundo preparo, empratado como em um restaurante, foi vegetariano.

Nesta prova, Giovanna Grossi fez uma "aquarela de vegetais brasileiros" usando mandioquinha e jiló.

O CAMPEONATO

A importante competição foi criada 30 anos atrás pelo chef francês Paul Bocuse e faz parte do Sirha (Salon International de la Restauration, de l'Hôtellerie et de l'Alimentation), grande evento de negócios em gastronomia e hotelaria que acontece a cada dois anos. Para o juri, são convocados 24 profissionais, de diferentes países. Eles levam em conta sabor, estética e criatividade dos pratos.

Publicidade
Publicidade