Dos mesmos donos do Più, Piccolo abre na rua dos Pinheiros com mais ousadia

Tadeu Brunelli/Divulgação
Pera confitada, com creme de mascarpone, sorbet e farofinha de limão
Pera confitada, com creme de mascarpone, sorbet e farofinha de limão

Colado ao Le Jazz, um dos precursores da movimentação gastronômica na rua dos Pinheiros, acaba de nascer o Piccolo. Não se trata, porém, de "mais-um-restaurante". O Piccolo nasceu com ótimos predicados e mostra uma potência capaz de instigar os clientes a acompanhar seu crescimento. Veremos.

Tem uma alma parecida com a do Più, casa italiana de mesmos donos, mas surge mais ousada, com cardápio de traços autorais e qualidades básicas firmes e fortes, como a exuberância das bases dos pratos. Eis aqui um bom exemplo: o caldo que embala o delicado capellini fresco feito na casa e servido com vieiras (R$ 62) tem força, sem perder a sutileza. As vieiras, que beleza, são levemente douradas, de tal sorte que fica fácil notar seu ponto, impecável.

No ambiente pequenino, aconchegante e embalado por um velho e bom jazz, surge um chef Marcelo Laskani mais arrojado, criativo e solto para fazer seus experimentos, como a maturação a seco do bife de costela -ele mostra, inclusive, uma habilidade até então escondida em seu trabalho. A peça é servida rosada e macia (ainda que possamos fincar os dentes com gosto) sobre uma tábua de madeira rústica e impactante (R$ 74) na companhia de três elementos simples e bem-feitos que fogem do senso comum, comemoremos. São eles: tartare de cogumelos, com um discreto fundo doce e gosto intenso dos fungos, farofa crocante, cambuci assado (usemos nossos ingredientes), que traz acidez, e salada de folhas nativas da estação, que pega carona na feliz moda das plantas alimentícias não convencionais e confere ao conjunto da obra um discreto amargor. Belo acerto.

No almoço, o coração bate menos forte: são pratos mais óbvios (ainda que corretos), como polenta com cogumelo; espaguete ao vôngole (com boa dose de vinho branco); linguado chapeado com risoto de grãos; salada de folhas, queijo de cabra, pera, limão e mel de trufa. Por que diabos esse mel trufado, que massacra a delicadeza do prato?

As sobremesas, preciosas, valem sua atenção. Uma delas é a pera confitada, embalada em uma calda com gosto intenso de baunilha, macio creme de mascarpone, sorbet e farofinha de limão, bem crocante.

Piccolo
Onde: r. dos Pinheiros, 266, Pinheiros, tel. 3213-8449.
Quando: seg., das 12h às 15h; ter. a qui., das 12h às 15h e das 19h30 à 0h; sex., das 12h às 15h e das 19h30 à 0h30; sáb., das 12h30 às 16h e das 19h30 à 0h30; dom., 12h30 às 16h.
Avaliação: bom

Publicidade
Publicidade