Projeto com mostras sobre artistas mulheres homenageia a atriz Laura Cardoso

"Uma vez, uma colega me disse: 'Laura, parece que você vai trabalhar como uma operária'. E eu amei! Quem sou eu para não ser uma? Sou operária da arte. É uma honra", conta a atriz Laura Cardoso em um vídeo que pode ser visto a partir da próxima quarta-feira (22) na mostra do Itaú Cultural, na Bela Vista, que leva o nome dela.

André Seiti/Divulgação
A atriz Laura Cardoso posa em São Paulo
A atriz Laura Cardoso posa em São Paulo

Aos 89 anos, a paulistana é a homenageada da 33ª edição do projeto "Ocupação", no qual a instituição retoma por meio de imagens e documentos a vida e a carreira de personalidades da cena cultural brasileira.

Neste ano, todas as exposições da série serão dedicadas a mulheres —a escritora Conceição Evaristo, a psiquiatra Nise da Silveira, a curadora de artes visuais Aracy Amaral e a cantora Inezita Barroso serão as próximas.

"Fico orgulhosa de ter sido escolhida ao lado dessas mulheres", diz Laura, que falou à sãopaulo por telefone após gravar uma cena da novela "Sol Nascente", da Globo. "Quando comecei, as atrizes eram bastante discriminadas pela profissão. Hoje, é mais aberto."

A "Ocupação Laura Cardoso" revisita suas personagens desde o rádio, passando depois pelo teatro, pela TV e pelo cinema. "Conhecer a história da Laura é também passear pela trajetória dos meios de comunicação do país", afirma Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural. "A mostra foi construída de forma não linear, como o próprio percurso dela, que fez tudo ao mesmo tempo."

A seleção inclui depoimentos de atores que trabalharam com Laura, como Lima Duarte, Miguel Falabella e Luís Melo —este, com quem ela contracena atualmente em "Sol Nascente".

Emidio Luisi/Divulgação
Luis Melo e Laura Cardoso em cena de "Vereda da Salvação" (1993)
Luis Melo e Laura Cardoso em cena de "Vereda da Salvação" (1993)

Há também LPs de trilhas sonoras dos folhetins dos quais a atriz participou (que poderão ser ouvidos em uma vitrola), fotografias, manuscritos e uma réplica do cenário da peça "Vereda da Salvação" (1993; foto no detalhe), feita com o diretor Antunes Filho, que rendeu a ela um segundo Prêmio Shell.

"Estou curiosa para ver como ficou", diz a veterana, que tenta encontrar uma brecha na agenda para estar em São Paulo no dia da abertura. "Mas acho que o público vai gostar de ver a Laura mais nova, a Laura mais velha...", ri. "Na verdade, a vida de todas as pessoas sempre tem algo de interessante."

Itaú Cultural. Av. Paulista, 149, Bela Vista, tel. 2168-1777. Seg. a sex.: 9h às 20h. Sáb. e dom.: 11h às 20h. Abertura 22/2. Até 30/4. GRÁTIS

Jonas Tucci/Divulgação
A atriz Laura Cardoso, que será tema de exposição no Itaú Cultural
A atriz Laura Cardoso, que será tema de exposição no Itaú Cultural

*

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Teatro
Diretoras mulheres, como Denise Weinberg, organizam leituras dramáticas de obras interpretadas por Laura, como "Vereda da Salvação" (1993). Também será encenada a radionovela "O Direito de Cantar", inspirada em "O Direito de Nascer".

Leituras dramáticas: Sex. e sáb.: às 19h. De 10/3 a 22/4. GRÁTIS. Radionovela: Ter.: às 19h. De 14 a 21/3 e de 4 a 25/4. GRÁTIS

Atividades
Serão oferecidas duas vivências: em uma, o público é convidado a criar sons por meio de objetos e trechos de roteiros da exposição. Em outra, os participantes devem interpretar uma criança ou um idoso.

Criando sons: Sáb.: às 15h. De 25/2 a 30/4. GRÁTIS Brincar de Interpretar: Dom.: às 15h. De 25/2 a 30/4. GRÁTIS

Publicidade
Publicidade