Com sucesso da feira Jardim Secreto, dupla lança festival para estimular consumo consciente

A feira Jardim Secreto, um dos principais eventos de produtos artesanais da cidade, é a soma de vários desejos: criar uma festa diurna, que destacasse produtos artesanais, estimulasse o consumo consciente, promovesse trocas entre os frequentadores e permitisse visitar jardins pouco conhecidos.

O evento ganhou forma em 2013, a partir da união de dois bazares, um tocado pela designer e DJ Claudia Kievel, e outro pela estilista Gladys Tchoport, que tinha experiência em vender as roupas que criava.

Em suas primeiras edições, o evento passou por lugares como o Studio Árvore, em Higienópolis, e a Casa Bartira, em Perdizes. A coisa foi crescendo e a feira chegou ao bombado MIS. Hoje, em busca de mais espaço, é realizada na praça Dom Orione, no Bixiga, com 80 expositores. Lá, são vendidas roupas, móveis, cosméticos, pães, queijos, velas e inúmeros outros itens, feitos à mão por artesãos e pequenos produtores.

Para escolher quem vai montar as barracas a cada edição, é feita uma seleção: os interessados fazem um cadastro no site e os finalistas passam por uma entrevista. Cada um deles paga uma taxa de R$ 350. De acordo com elas, cada expositor vende em torno de R$ 2.000 em produtos em um dia.

No fim deste mês, a dupla lança um novo projeto: o festival Transforma, um encontro com oficinas, debates e troca de ideias entre pessoas interessadas em fazer seus próprios produtos. "A proposta é permitir comprar menos coisas, mas coisas melhores, com origem conhecida", diz Gladys. O evento também valoriza a troca de experiências e a interação, algo buscado desde o início. "Nas baladas, ninguém conversa. As pessoas vão para soltar os demônios", diz Cláudia.

*

Feira Jardim Secreto
Evento comercializa produtos artesanais ao ar livre. São 80 expositores por edição.


facebook.com/jsecreto

Festival Transforma 25 e 26/3 na Escola de Botânica. Informações no site bit.ly/transforma17.

Leia aqui outras histórias de mulheres empreendedoras paulistanas.

Publicidade
Publicidade