Shopping na Paulista promove feiras, shows e mostras para integrar refugiados

A crise dos refugiados que tem pautado discussões em todo o mundo também impacta a cidade de São Paulo –cidade que se tornou destino de milhares de estrangeiros que precisaram deixar seus países para sobreviver (os dados de 2016 apontam que quase 9.000 refugiados vivem no Brasil, a maioria deles vindos da Síria).

Uma iniciativa do Shopping Center 3, na região da avenida Paulista, visa aproximar dos paulistanos esses novos moradores da cidade. A série de atividades "Refugiados, um Lar Chamado São Paulo", que inclui exposição fotográfica, feiras e shows, é realizada em parceria com a Adus (Instituto de Reintegração do Refugiado), ONG que ajuda a promover a inclusão de refugiados e dá assistência a esse grupo, com aulas de idiomas e ajuda para encontrar emprego, por exemplo.

Divulgação
Banda senegalesa Senegal Sunugal, de refugiados daquele país
Banda senegalesa Senegal Sunugal, de refugiados daquele país

As atividades no centro de compras vão até o mês de maio, principalmente com apresentações musicais e de dança, sempre aos domingos, às 15h. A cada fim de semana, grupos de diferentes países (como Síria, Palestina, Senegal, Togo, Congo e Haiti) farão um show na entrada do shopping.

Neste domingo (19) é a vez da Banda Senegal Sunugal; no próximo (26), subirá ao palco o grupo sírio Sempre Amigos da Dança Árabe.

Divulgação
Refugiada síria em feira de artesanato promovida pela ONG Adus
Refugiada síria em feira de artesanato promovida pela ONG Adus

Este domingo marca também o encerramento de uma feira de artesanato étnico, em que os expositores vendem produtos típicos de seus países. Há quadros de um artista plástico haitiano, lenços senegaleses, bonecas da Guiana e luminárias sírias. O evento ocorre no piso Cinelândia.

Para conhecer mais sobre o assunto, os frequentadores do shopping também poderão visitar uma exposição fotográfica espalhada pelos corredores.

Os retratos em preto e branco mostram refugiados radicados no Brasil que são assistidos pela Adus –clicados pelo fotógrafo Felipe Grespan. Ao lado do rosto de cada um, informações sobre essa crise mundial.

Divulgação
Pôster com imagem de refugiada à mostra na exposição "Refugiados, um lar chamado São Paulo"
Pôster com imagem de refugiada à mostra na exposição "Refugiados, um lar chamado São Paulo"

Center 3. Av. Paulista, 2064, Cerqueira César, região central, tel. 3285-2458. Shows: Dom.: 15h. Até 21/5. Feira étnica: Dom. (19): 10h às 22h. Exposição: Seg. a dom.: 10h às 22h. Livre. Estac. a partir de R$ 15. GRÁTIS

Publicidade
Publicidade