Conheça a banqueteira responsável por preparar a comida de astros da música como Justin Bieber

Alberto Rocha/Folhapress
Conheça a banqueteira responsável por preparar comida de astros da música como Justin Bieber
Rita Atrib comanda o Petit Comité, bufê e rotisseria responsável pelo catering de shows internacionais

Carne de soja, pratos à base de peixe e suco de cranberry. Esses são alguns dos itens que fazem parte do menu criado para o cantor Justin Bieber apreciar durante sua passagem pela capital paulista, neste fim de semana.

Os pratos foram preparados em uma cozinha no bairro do Campo Belo, na zona sul, sob o comando da banqueteira Rita Atrib –que, por questões contratuais, mantém em sigilo o que foi servido exatamente.

Arquiteta de formação, ela comanda o Petit Comité, bufê e rotisseria responsável pelo catering de shows internacionais que ocorrem na cidade.

A história dela com a gastronomia começou após uma temporada de estudos em Paris, onde acabou trabalhando em restaurantes para se sustentar. De volta ao Brasil, ainda atuando como arquiteta, passou a cozinhar em pequenos jantares.

Num deles, uma produtora a convidou para fazer o catering do festival Monsters of Rock, em 1997. O convite abriu as portas para que a fã de rock cozinhasse, dali em diante, para os seus ídolos.

O maior deles, David Bowie, provou de seu tempero na turnê Sound+Vision, nos anos 1990. "Quase desmaiei quando soube que prepararia sua comida. Quando ele passava nos bastidores, as pessoas ficavam hipnotizadas. Até sua bituca de cigarro o pessoal corria para pegar", ri.

O britânico também a faz lembrar dos perrengues que passou para agradar celebridades. "Antigamente, não existiam produtos orgânicos e veganos, por exemplo. Era um desafio atender aos pedidos", diz Rita. "E a comida dele tinha de ser macrobiótica, foi uma correria conseguir os ingredientes."

Hoje, as dificuldades diminuíram, assim como as solicitações inusitadas. "O que existem são as restrições, ou por alergias e religião ou até medo dos ingredientes brasileiros."

QUENTINHA

Não é incomum muitos deles trazerem seus chefs, uma cozinha portátil ou a própria receita, que deve ser seguida à risca.

Steven Tyler, do Aerosmith, queria comer seus muffins de mirtilo e Keith Richards, do Rolling Stones, passou para Rita a receita de sua Shepherd's Pie, uma torta feita com purê de batatas e carne moída que ela já preparou até em uma festa de casamento cujo tema era a banda.

Mas na maioria das vezes os artistas acabam provando a comida da produção. Isso quando não levam uma quentinha: Britney Spears pediu uma marmitinha de pudim de tapioca com coco para levar para o hotel. Mick Jagger quis a sua com massa ao sugo.

A que ela atribui todo esse sucesso com os pop stars? "Acho que a receptividade e o cuidado no atendimento e na apresentação. Além do sabor da comida, é claro", diz.

Discreta, Rita jura não ter nenhuma foto para contar história. "Há um limite. O máximo que fazemos é sair para curtir o show. Aí a gente se diverte. Mas depois, voltamos rapidinho para o batente."

Publicidade
Publicidade