Conheça cinco séries que ajudam a entender o universo polêmico de Donald Trump

Joshua Roberts/Reuters
Women dressed as handmaids from the novel, film and television series "The Handmaid's Tale" demonstrate against cuts for Planned Parenthood in the Republican U.S. Senate healthcare bill at the Capitol in Washington, U.S., June 27, 2017. REUTERS/Joshua Roberts TPX IMAGES OF THE DAY ORG XMIT: WAS714
Mulheres se vestem com trajes da série 'The Handmaid's Tale' durante protesto realizado em Washington em junho contra o corte de verbas para clínicas ginecológicas

São tempos de incerteza nos Estados Unidos e no mundo, e, para quem se cansou do noticiário, a ficção pode oferecer uma maneira mais prazerosa de entender o que se passa. Nos EUA, ao menos, há um punhado de séries que parecem desdobrar passado e futuro do governo de Donald Trump muito além de "House of Cards".

A assustadora e magistral "The Handmaid's Tale", baseada em livro homônimo de 1985 escrito pela canadense Margaret Atwood, pode ajudar a entender um pouco os eleitores de Trump. Num futuro próximo, os EUA foram refundados por puritanos vitoriosos em uma guerra cultural entre conservadores e progressistas.

É um lugar onde as mulheres não têm direito sobre o próprio corpo; onde uma forma subvertida de meritocracia prevalece e onde quem tem ideias diferentes ou criativas arrisca ser enforcado. A interpretação de Elisabeth Moss (de "Mad Men") como Offred é de gelar a espinha.

Infelizmente, a série do site americano de streaming Hulu não está em nenhuma plataforma brasileira, e é preciso buscar vias alternativas para assistir aos oito episódios.

Com os ecos da Guerra Fria redundando no imbróglio envolvendo a Rússia com Trump, seu filho e seus assessores, vale a pena (re)ver "The Americans" e "O Homem no Castelo Alto".

A primeira, que chega à sua sexta e última temporada no ano que vem, é exibida no Brasil pela Fox e tem três temporadas disponíveis na Netflix. Conta a história de Philip e Elizabeth, um casal de espiões russos treinados desde cedo para se parecerem com americanos —a confusão entre vida privada e missão pública, aliás, também é uma recorrente no governo Trump.

Já "O Homem do Castelo Alto", que tem duas temporadas disponíveis no serviço de streaming Prime Video da Amazon (e deve ganhar uma terceira neste ano), é uma distopia que imagina o mundo de hoje caso os nazistas e o restante do Eixo tivessem ganho a Segunda Guerra. Toma como base o romance de Philip K. Dick (1928-1982), lançado em 1962, durante o auge das tensões entre EUA e União Soviética.

E, se tudo soa muito tétrico e seu único objetivo é rir, fique com os excelentes esquetes estrelados por Alec Baldwin imitando o presidente no humorístico "Saturday Night Live" (é possível assistir por meio do YouTube). Brilhante.

*

FIQUE LIGADO

"The Americans"
três temporadas, na Netflix

"House of Cards"
cinco temporadas, na Netflix

"The Handmaid's Tale"
exibida no sistema de vídeos Hulu, não disponível no Brasil

"O Homem do Castelo Alto"
duas temporadas, no Amazon Prime Video

"Saturday Night Live"
episódios disponíveis no YouTube

Publicidade
Publicidade