Shoppings apoiam grafites nas ruas, plantio de árvores e vigilância das ruas em SP

Dentro e fora de seus terrenos, os centros de compra fazem várias ações para ficar bem na foto. Confira a seguir dez delas:

*

1. Ajudar na segurança

Neste mês, a Abrasce, associação dos shoppings, fechou um acordo com a Prefeitura de São Paulo para que os centros de compra participem do projeto municipal City Câmeras. Com isso, as imagens captadas por eles serão compartilhadas com as polícias e órgãos de segurança pública. Segundo a entidade, ao menos 30 dos 54 empreendimentos da cidade já aderiram ao projeto.

-

2. Corridas e caminhadas

Vários empreendimentos paulistanos patrocinam as corridas Run Series, da Track & Field, entre os quais o Market Place, o Santana Parque, o Villa-Lobos e o JK Iguatemi. A próxima etapa será em 15 de outubro, no Eldorado (mais informações em tfsports.com.br). O Penha apoia a Volta Esportiva do bairro, corrida que chegará à 87ª edição neste ano e é uma das mais antigas da cidade. O SP Market realiza provas indoor, como a SP Run (em fevereiro e agosto) e nas ruas do entorno, em eventos para correr com crianças (Kids Run) ou com cães (SP Dog Run). A próxima será a Pink Run, corrida interna voltada para mulheres, no dia 29 deste mês —as inscrições estão encerradas.

-

3. Cuidar do verde

Shoppings da cidade promovem ações para cuidar do verde dentro e fora de suas dependências. O Eldorado transforma sobras de alimento em adubo para uma horta em seu telhado, onde são plantadas frutas, legumes e hortaliças, depois entregues aos funcionários. Com isso, 30% do lixo gerado por ele é reaproveitado.

Na Paulista, o Cidade São Paulo mantém um jardim de 2.400 metros quadrados, com 60 árvores nativas, entre o empreendimento e a calçada. O JK Iguatemi colabora com a manutenção do parque do Povo, seu vizinho. Market Place patrocinou o plantio de árvores em seu entorno. O Mooca Plaza, por sua vez, cuida do paisagismo e da praça que fica embaixo do viaduto Pacheco e Chaves. E, aos domingos, o Villa-Lobos realiza uma feira que vende alimentos orgânicos.

-

4. Passeios pela cidade

O SP Market realiza três passeios ciclísticos ao longo do ano, nos arredores do rio Pinheiros e da represa Guarapiranga. Ao fim do evento, há sorteio de brindes. O próximo será em 19 de novembro. No Light, as saídas são a pé: no último domingo de cada mês, o Walking Tours leva grupos para conhecer a história do centro de São Paulo e do seu próprio prédio, erguido em 1929. Haverá passeios neste domingo (24), com saídas às 10h30 e 14h30. Mais informações pelo tel. (11) 3154-2299.

-

5. Doações para ONGs

Ajudar entidades é a atividade mais frequente entre os shoppings da capital. Locais como Iguatemi, JK Iguatemi e Eldorado destinam o valor dos tíquetes de estacionamento de um dia do mês para ONGs.

O Cidade São Paulo apoia um projeto que dá consultas dentais a jovens pobres. O Metrô Itaquera ajuda o abrigo Lar Mais, onde vivem crianças e adolescentes. Outra ação comum é disponibilizar urnas para a doação de notas fiscais por clientes que não participam da Nota Fiscal Paulista. Assim, o crédito gerado por compras vai para entidades.

No Mooca Plaza, no mês que vem, haverá arrecadação de brinquedos, que depois serão doados a crianças.

-

6. Ajudar os pets

Os shoppings Continental e Frei Caneca realizam esporadicamente feiras de adoção de cães e de gatos. Em maio, o Vila Olímpia fez um evento em parceria com o Instituto Luísa Mell. Na ocasião, 50 animais resgatados pelo instituto foram disponibilizados para adoção.

-

7. Dar aulas de dança

O Center 3 oferece aulas gratuitas de zumba para o público que frequenta a avenida Paulista aos domingos, entre 11h e 13h. A atividade é gratuita e começa a cada meia hora. Para participar, basta ir até a entrada principal do shopping e se juntar ao grupo.

-

8. Estimular o voluntariado

O Center Norte criou o programa Conecta ZN, que atua em duas frentes: estimular os clientes do shopping a realizar atividades voluntárias, com apoio da ONG Atados, e oferecer cursos de especialização para entidades que juntam interessados em se tornarem voluntários.

-

9. Valorizar o grafite e a arte

O Cidade São Paulo é um dos patrocinadores do projeto MAR (Museu de Arte de Rua), da prefeitura. O shopping custeou a aplicação de desenhos nos muros da estação Palmeiras-Barra Funda do metrô. Já o Villa-Lobos e o Metrô Tatuapé abrem espaço para exibir quadros de artistas ainda pouco conhecidos do público.

-

10. Atividades para a 3ª idade

O programa Itaú Viver Mais oferece atividades ao longo da semana para a terceira idade em 11 shoppings da cidade, incluindo Central Plaza, Continental, Metrô Itaquera, Raposo e West Plaza. No Eldorado, há aulas de ioga, cavaquinho, flauta, alongamento e ginástica. No Penha, dança de salão, caminhadas e alongamento. No Metrô Tatuapé, é possível fazer caminhadas nos corredores entre 7h e 10h, de segunda a sexta-feira. Gratuitas, as ações são voltadas para maiores de 55 anos. As inscrições são feitas diretamente nos shoppings. Mais informações em itau.com.br/vivermais.

*

Veja endereços e outras informações sobre shoppings citados nesta matéria clicando aqui.

Publicidade
Publicidade