Plano Diretor deve afastar novos prédios do miolo da Vila Madalena

Não se pode avaliar o movimento de verticalização da Vila Madalena sem considerar a construtora Idea!Zarvos.

Em mais de duas décadas de existência, a empresa já ergueu no bairro da zona oeste paulistana 17 prédios, residenciais ou comerciais. Além desses, há dois edifícios em construção e dois empreendimentos ainda em fase de planejamento.

Nesses últimos anos, nenhuma outra construtora deixou sua marca no bairro de modo tão evidente como a Idea!Zarvos. Não só pelo expressivo número de novos prédios, mas também pela aposta em projetos contemporâneos de arquitetos como Isay Weinfeld e escritórios como Andrade Morettin.

É justamente Otavio Zarvos, sócio-fundador da Idea!Zarvos, quem prevê um freio na verticalização da Vila Madalena, ao menos no seu núcleo central. "O novo Plano

Diretor da cidade ajuda a preservar o miolo do bairro, onde estão ruas como Fidalga e Harmonia. Será difícil viabilizar novos prédios nesses trechos", explica o empresário.

De acordo com Zarvos, a tendência é que o mercado imobiliário se volte cada vez mais para as bordas do bairro, onde estão, por exemplo, as ruas que circundam a estação de metrô Vila Madalena, da linha 2-verde.

Esteja ou não em declínio, a verticalização é um tema que preocupa quem vive ou trabalha na Vila. Não existem ações organizadas para impedir a construção de prédios em um bairro onde as casas ainda prevalecem, mas as manifestações individuais registradas pela reportagem demonstram receio quanto ao futuro da
paisagem concreta da região.

"Com os novos prédios, são mais moradores no bairro e, como consequência, mais carros. A Vila Madalena, que tem ruas estreitas e muitos declives, pode não suportar. A verticalização não é ilegal, mas pode ser ruim", afirma Cassio Calazans, presidente da Savima (Sociedade de Amigos da Vila Madalena).

A consultora de organizações da sociedade civil Ana Wilheim, que mora no bairro há mais de três décadas, preocupa-se com a "identidade do bairro, expressa pelas casinhas". "Não dá pra dizer que o charme da Vila Madalena vem dos prédios da Idea!Zarvos", opina ela.

Como é de se esperar, Zarvos expõe mais otimismo. "Houve um período no qual o bairro corria o risco de virar um 'departamento de bares', o que seria uma confusão total. A partir do momento em que começamos a construir e também outras formas de comércio surgiram e se fortaleceram, a Vila Madalena passou a ter mais vitalidade."

Publicidade
Publicidade