10 brincadeiras para crianças darem uma pausa nos eletrônicos nas férias

Dora Coelho

LIGUE O TELEFONE SEM FIO
Já ouviu a expressão "quem conta um conto aumenta um ponto"? É mais ou menos o espírito do telefone sem fio. O primeiro da fila inventa uma frase e conta para o segundo, que repassa para o terceiro e assim por diante.
A dúvida é se a mensagem chega certinha ao final.

*

MONTE UM TEATRO EM CASA
Cada um escolhe situações para serem interpretadas e inventa um personagem: príncipe, ladrão, monstro, fantasma... Para que as cenas se tornem mais reais, é só visitar o guarda-roupa dos adultos e criar os figurinos mais malucos que puder.

*

FAÇA UMA CABANINHA
A brincadeira é fácil de ser organizada. É só colocar duas cadeiras frente a frente e estender um lençol por cima delas. Para decorar, aproveite o Natal e use um pisca-pisca. Depois, é só começar a inventar histórias -as de terror são as mais legais!

*

QUE TAL PULAR CORDA?
Está sozinho em casa? É possível pular corda. Na reunião com amigos, dá para saltitar também. O jeito mais simples é descobrir quem consegue dar mais saltos. Os mais experientes podem pular duas cordas ao mesmo tempo ou brincar com uma perna só.

*

HORA DA CIRANDA
Em roda, logo começa a cantoria. Pode ser um simples "Marcha Soldado" ou um "Corre, Cotia", em que as crianças obedecem o que a letra manda. Geralmente, pais e avós conhecem várias cirandas e podem entrar no círculo e participar da diversão.

*

RODA, PIÃO
A moda agora é o spinner, que fica girando e girando até cansar. Mas o pião já teve outras formas, como beyblade e o clássico de madeira e ponta de ferro. Também pode ser feito de sementes ou tampa de detergente.
A ideia é sempre girar por mais tempo.

*

PAR OU ÍMPAR? PAPEL OU TESOURA?
As mãos podem ser o melhor brinquedo. Vários jogos são feitos com elas. Joquempô, par ou ímpar e uni-duni-tê são alguns exemplos. Mas é possível variar. Que tal descobrir como se brinca de adedanha e de "em cima do piano"?

*

CRIE OS PRÓPRIOS BRINQUEDOS
Ninguém precisa de brinquedos para ter um brinquedo. Com um pouco de imaginação, uma batata pode virar um boneco, uma garrafa PET se transforma em nave espacial e rolos de papel higiênico se tornam binóculos. Aí é só se divertir.

*

FORÇA NO CABO DE GUERRA
Com duas pessoas já é possível brincar. Cada um fica de um lado, segura uma ponta da corda e começa a puxar. Perde quem deixar o objeto escapar primeiro. Em vez de corda, pode-se improvisar a brincadeira com um lençol enrolado, por exemplo.

*

BRINQUE DE PEGAR
Divida os participantes entre pegadores e fugitivos. Se quiser, é possível incrementar as regras com um pique (lugar ou posição em que as pessoas ficam salvas). A brincadeira tem vários nomes: pega-pega, pira, trisca, picula, manja...

*

O Mapa do Brincar reúne 750 brincadeiras: mapadobrincar.folha.com.br

Publicidade
Publicidade